CULTURA

Rio das Ostras receberá apresentação de dança espanhola

Evento acontecerá no teatro popular da cidade, no próximo dia 26, às 20h

17 AGO 2022 • POR Cristiane Zotich • 14h53

O espetáculo “La guitarra y la bailarina” vai agitar o Teatro Popular de Rio das Ostras no próximo dia 26, às 20h. A apresentação, que mistura música e dança espanhola, vai reunir no palco a bailarina Luciana Dutra, e também Josué Marins (violão), com participação especial de Fabiana Cruz (cantora) e Alejo (percussão), e é um fragmento do espetáculo “La piel que me habita”, que estreou em 2011.

- Esta montagem é destinada ao público apaixonado pela arte em geral, e não somente por um estilo específico. Um espetáculo que, apesar de representar o tradicional, não se prende a nada em concreto. Na realidade “La guitarra y la bailarina” está cheia de referências históricas e coreográficas da música e dança espanhola. Referências como Francisco Tárrega, Manuel de Falla, Federico García Lorca, Isaac Albéniz...Se alguém é capaz de ler a dança espanhola, verá que todo esse material se reconhece no espetáculo - revela Luciana. 

“La guitarra y la bailarina” discorre sobre como a dança rouba conceitos da música e transcreve recursos interpretativos no corpo. Tudo isso em 12 coreografias poéticas e musicais, com base na cultura espanhola e seus estilos de dança, e que exploram a relação que temos com a própria imagem influenciada pelas constantes interferências cotidianas. Até o dia 20, na compra de dois ou mais ingressos via pix, haverá desconto de 20%.

Além do espetáculo, também haverá workshop gratuito de flamenco, às 14h, com a bailarina Luciana Dutra. Para participar, é preciso fazer inscrição antecipada, até o dia 25 de agosto.

- Nessa atividade vamos trabalhar as técnicas básicas do flamenco. Quem estiver interessado em participar, e aprender a dança cujas origens remontam às culturas cigana e mourisca, com influência árabe e judaica, deve se inscrever pelo whatsapp (22) 98838-5827- revelou Luciana, lembrando que para os fãs da dança espanhola que moram em Cabo Frio, no dia 26 haverá uma van fazendo o transporte de ida e volta.

FLAMENCO – O flamenco não é só dança, mas também música, tendo ele um estilo tipicamente espanhol. É uma manifestação cultural que está relacionada a comunidade autônoma de Andaluzia, a cidade de Múrcia e a região de Estremadura, possuindo influência árabe, judaica e cigana.

Em decorrência dessa trajetória difícil, a música e a dança flamenca transmitem demasiada emoção, retratando o espírito arrebatador das lutas, o orgulho de suas origens, as dores e alegrias do povo. Essa expressão cultural teve por muito tempo pouquíssimo reconhecimento e apenas nos últimos 200 anos ganhou projeção.

Originalmente, o flamenco consistia apenas de canto (cante) sem acompanhamento. Depois, começou a ser acompanhado por violão ou guitarra (toque), palmas, sapateado e dança (baile). O toque e o baile podem também aparecer sem o cante, embora o canto permaneça no coração da tradição do flamenco.