Cabo Frio resgata eventos tradicionais do calendário turístico do município
Entre novidades está o Festival do Marisco, que não acontecia há quase 10 anos; cidades vizinhas também retomam atividades esportivas e culturais
Com a vacinação contra a Covid-19 avançando em todas as cidades, e para todas as idades, os eventos de cunho turístico regional, estadual e nacional estão voltando a acontecer em Cabo Frio. Para este segundo semestre, por exemplo, a Associação de Hotéis da cidade já anunciou um extenso calendário, que se soma a outros que já estão sendo divulgados com apoio da Folha dos Lagos, como o II Cabo Frio Moto Rock, o 16º Moto Fest Diveneta, a 17ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ e o 16º Festival Internacional de Dança.
– É fundamental que tenhamos um calendário bastante atrativo e bem divulgado para que possamos ter turistas circulando por toda a nossa cidade. Hotéis e pousadas ocupados são sinônimos de comércios abastecidos e moradores empregados, gastando também o que ganham em Cabo Frio. Já uma cidade sem turista significa desemprego e falta de investimento na manutenção das vias públicas, como ruas, avenidas, etc – reforçou o presidente da entidade, Carlos Cunha, que acumula a função de coordenador estadual de turismo da região da Costa do Sol e até pouco também respondia pela Secretaria de Turismo de cidade.
Entre os eventos realizados com apoio da associação estão o II Cabo Frio Moto Rock, que acontece desde quinta-feira (14) e vai até domingo (17) no Espaço de Eventos da Praia do Siqueira, reunindo centenas de amantes de motos e rock de diversos estados do país. Ao todo, estão programados 16 shows, além de um espaço de exposição de motos, praça de alimentação e tendas com venda de produtos temáticos, como luvas, jaquetas de couro, blusas, bandanas, coletes, botas e outros equipamentos. A entrada é gratuita e contará com a colaboração voluntária de 1kg de alimento, que será revertida para entidades beneficentes. O evento é organizado pelo Cabo Frio Motoclube e conta com apoio da Prefeitura de Cabo Frio e do Motoclube Bodes do Asfalto.
Já nos dias 29, 30 e 31 deste mês tem a volta do Festival do Marisco, na Praça do Moinho, no Peró, que chega em sua oitava edição. O evento, que não era realizado há quase 10 anos (a sétima edição foi entre os dias 19 e 22 de abril de 2013), é um dos mais tradicionais do Peró, reunindo barracas de degustação com diversas variedades de pratos cujo ingrediente principal será, obviamente, o marisco.
A associação também vai apoiar a edição 2022 do Festival Sabores de Cabo Frio, que acontece de 2 de setembro a 2 de outubro. O tema deste ano ainda está sendo definido. A entidade confirmou, ainda, apoio à 17ª Parada do Orgulho LGBTQIA+, no dia 4 de setembro, na Praia do Forte, realizada pelo Grupo Iguais. Para novembro, a associação anunciou apoio à Meia Maratona de Cabo Frio, que acontecerá no dia 6 e está com inscrições abertas pelo site http://www.meiamaratonadecabofrio.com.br/, e, em dezembro, ao Circuito Cervejeiro de Corrida do Peró, no dia 3 (inscrições pelosite https:// www.circuitocervejeirocorrida. com.br/). Tem também o Campeonato de Pesca Submarina do Clube Náutico, ainda sem data anunciada.
Além dos eventos apoiados pela Associação de Hotéis de Cabo Frio, vários outros já estão confirmados. É o caso da etapa Cabo Frio Rei e Rainha do Mar, marcada para o dia 24 deste mês de julho, na Praia do Peró. As inscrições já estão abertas pelo site https://reierainhadomar.com.br/.
Nos dias 12, 13 e 14 de agosto acontece o Moto Fest, em comemoração ao 16ª aniversário do Motoclube Diveneta. Será na Avenida Lecy Gomes da Costa, em São Cristóvão, e terá área de camping, expositores e shows com várias bandas, entre elas a Faixa Etária (dia 13). Segundo os realizadores, por conta da pandemia, o evento não aconteceu em 2020, mas em 2021, para marcar os 15 anos do grupo, a festa foi fechada, num sítio, e apenas para 35 casais de motociclistas que participaram de um sorteio.
Em setembro, de 9 a 11, tem o 16º Festival Internacional de Dança, que acontece na Associação Atlética Cabofriense. As inscrições estão abertas no site https://festivalonline.com.br. Segundo a organizadora Márcia Sampaio, o festival já se tornou um dos maiores do segmento em todo o interior do estado do Rio, chegando a reunir cerca de 12 mil pessoas, entre bailarinos e equipe técnica, em seis dias de apresentações. Este ano, no entanto, com apenas três dias, a previsão de participantes deve se manter próximo do registrado na última edição antes da pandemia: cerca de 1.500 pessoas.
Cidades da região também anunciam programação
Além dos eventos de cunho turístico, Cabo Frio e demais cidades da região também estão retomando atividades esportivas e culturais, com programação variada para moradores, mas também para visitantes e turistas. Em Búzios, por exemplo, neste domingo (17), tem Running 21k, no Clube Aretê, a partir das 7h30. O evento é organizado pela Seven com apoio da Prefeitura.
Além da prova principal de 21k, também serão realizadas provas de 5km e corrida Kids. A proposta dos organizadores é oferecer aos atletas uma experiência única, com um percurso desafiador e com muita beleza natural dentro de um destino internacional que é Búzios.
Para quem gosta de música, a Casa da Cultura de São Pedro da Aldeia está sediando uma série de apresentações gratuitas do Concerto Musical Gabriel Joaquim. O projeto é gratuito, acontece às quartas- feiras, às 19h, e reúne músicos, cantores e instrumentistas selecionados através de Edital de Chamamento Público. Já passaram pelo espaço os artistas Diego Feliciano e Sérgio Gabriel, banda Ramona Rox e Donati Fogaça. A participação do público é sujeita à lotação do espaço.
Em Cabo Frio, a próxima edição da série Jovens Pianistas acontece em 6 de agosto, às 19h, na Casa de Cultura José de Dome, e receberá Alessandro Fonseca. A criação e direção artística é de Hasenclever Oliveira. A entrada é gratuita.