MEIO AMBIENTE

Moradores retiram bloqueio de canal que irriga Mangue da Ogiva, em Cabo Frio

Ação foi realizada por cerca de 40 pessoas neste sábado (25)

26 JUN 2022 • POR Redação • 10h57
Os ambientalistas criticaram a falta de atuação dos órgãos públicos contra a especulação imobiliária - Divulgação

Um grupo de aproximadamente 40 pessoas retirou um bloqueio de concreto e madeira que obstruía uma manilha, impedindo a entrada de água para o berçário do Mangue da Ogiva, em Cabo Frio. A ação deste sábado (25) foi registrada pelo cineasta e ativista ambiental Lucas Muller, que postou o trabalho nas suas redes sociais. Os ambientalistas criticaram a falta de atuação dos órgãos públicos contra a especulação imobiliária. 

– Não aceitaremos mais que poderosos e criminosos ambientais deem as cartas e decidam nossas vidas em Cabo Frio. Gratidão a todas guerreiras e guerreiros que vieram de diversos pontos da cidade e de Búzios. Vamos juntos lutando por um futuro melhor – escreveu.

O Mangue da Ogiva é uma área de recuperação de antigas salinas, reconhecida como abrigo de aves nativas e migratórias. O local também é corredor ecológico para o campo de Dunas do Peró, APA Pau Brasil e Serra das Emerências.

– Esta semana, após queimarem e desmatarem a vegetação local, estão despejando caminhões de pedras para sufocar a ligação do mangue com o mar e assim, matar o manguezal preparando aterro para o empreendimento – destacou a ambientalista Anna Roberta Mehdi.