ESPERANÇA

Workshop Bandeira Azul eleva as expectativas de Saquarema na corrida pela certificação

Município participou de encontro nacional na última semana, em Cabo Frio

9 MAI 2022 • POR Redação • 14h15
O workshop terminou com um convite da Coordenadora Nacional do Bandeira Azul, Leana Bernardi, para conhecer de perto a Praia do Peró, em Cabo Frio - Divulgação

Cidades de todo país participaram do XV Workshop Bandeira Azul, na última semana, em Cabo Frio. Após dois anos da paralisação dos encontros presenciais devido à pandemia de Covid-19, em 2022, o maior encontro de praias certificadas e praias pilotos do selo aconteceu de maneira presencial e virtual, reunindo centenas de pessoas com o objetivo de obter o selo e a manutenção da Bandeira Azul em praias, marinas e embarcações marítimas brasileiras.

Durante os dois dias repletos de atividades, os municípios puderam debater assuntos importantes como a balneabilidade das praias, códigos de conduta, educação ambiental, além de conhecerem mais detalhadamente os 34 critérios exigidos pela certificação de sustentabilidade global.

– O encontro foi de grande valia para Saquarema. Para nós, que estamos lutando pelo hasteamento da nossa primeira bandeira, foi muito importante e extremamente produtivo. Agora, nesta reta final, o workshop foi como uma injeção de ânimo para o nosso município. Estamos ainda mais motivados com tudo o que vimos e ouvimos neste encontro nacional e temos, sim, grandes chances de alcançarmos a certificação mundial, que será um diferencial incrível para o Turismo em nossa cidade – declarou a coordenadora do Programa Bandeira Azul em Saquarema, Marcelli Ladeira.

O evento teve também como um grande resultado, a aproximação das cidades do Estado, como Saquarema, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Niterói, Angra dos Reis, Búzios e Rio de Janeiro, que possuem objetivos em comum, como o de fomentar um polo das atividades preservação e conscientização ambiental no Estado.

– Foi um momento importante para todos nós. Conseguimos agregar bastante conhecimento, trocar experiências e discutir dificuldades compartilhadas entre as cidades do nosso Estado. Um dos maiores legados que o workshop nos deixou, além da importância da preservação da natureza e que a sustentabilidade é um assunto urgente e que precisa ser discutido, é que podemos desenvolver o turismo consciente do nosso município. Tenho certeza, que em breve, Saquarema poderá se orgulhar por ter uma praia com o certificado global Bandeira Azul – completou o diretor adjunto de Eventos, Raineri Martins.

O workshop terminou com um convite da Coordenadora Nacional do Bandeira Azul, Leana Bernardi, para conhecer de perto a Praia do Peró, em Cabo Frio, onde os participantes puderam analisar atentamente as atividades, controle e organização de uma praia certificada há pelo menos 4 anos.

– Com este certificado, Saquarema que hoje já aparece nos cenários nacional e internacional por conta dos renomados eventos esportivos que sedia, terá ainda mais notoriedade no Brasil e fora dele após o hasteamento da Bandeira Azul na cidade. Essas ações são fundamentais para trabalharmos a conscientização ecológica na cidade, além de fomentarmos a economia de Saquarema com o aumento do fluxo turístico responsável e de qualidade – finalizou o Secretário Municipal de Esporte, Lazer e Turismo, Rafael da Costa Castro.