IMPASSE

Instalação da UERJ em Cabo Frio segue sem previsão

Universidade diz que aguarda aprovação do orçamento. Associação de Docentes diz que orçamento foi aprovado em dezembro de 2021

21 FEV 2022 • POR Cristiane Zotich • 09h15
Inicialmente, os cursos previstos para o campus de Cabo Frio são Ciências Médicas, Ciências Ambientais e Geografia. - Arquivo Folha

Quatro meses após o governador Cláudio Castro anunciar a instalação de campus da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) em Cabo Frio, a situação segue indefinida. Um imóvel, que fica ao lado do prédio do Hospital Universitário Reitor Hesio Cordeiro, no bairro Jardim Flamboyant, chegou a ser desapropriado, porém, segundo a assessoria de imprensa da universidade informou à Folha no último dia 2, para iniciar as obras de adequação de salas de aula, laboratórios e outros ambientes, seria necessário que a Alerj aprovasse o orçamento de 2022 para a UERJ. Na ocasião, a universidade havia informado que a votação deveria ter acontecido em dezembro de 2021, mas que foi adiada para este ano, “ainda em fevereiro, após os deputados voltarem do recesso”. 

No entanto, a Associação dos Docentes da universidade (Asduerj) anunciou, em seu site, que o Projeto de Lei Orçamentária de 2022 (LOA) foi aprovado no dia 16 de dezembro de 2021, e que para este ano a unidade de ensino universitário contará com um acréscimo de R$ 200 mil. O dinheiro extra seria para garantir as condições de retorno seguro às atividades presenciais, com adaptações físicas dos campi já existentes “aos protocolos de biossegurança, bem como ao fornecimento de equipamentos de proteção individual (EPI) para a comunidade acadêmica”. 

Ainda em seu site, a Asduerj informa que o montante é resultado de emendas apresentadas pela deputada Dani Monteiro (PSOL). Ao todo, segundo a Associação de Docentes da UERJ, o orçamento da instituição para 2022 será em torno de R$ 1,4 bilhão, “um dos maiores dos últimos anos”. Questionada pela Folha a respeito da aprovação do orçamento, e início das obras em Cabo Frio, a universidade não se pronunciou até o fechamento desta edição.

Inicialmente, os cursos previstos para o campus de Cabo Frio são Ciências Médicas, Ciências Ambientais e Geografia. Mas, futuramente, segundo a UERJ, outros poderão ser acrescentados. Somente para Ciências Médicas serão oferecidas 40 vagas.