PRO DIA NASCER FELIZ

Projeto leva literatura, poesia e mensagens de otimismo aos moradores de Tamoios

Objetivo, segundo idealizadora, é levar alegria e paz para os corações das pessoas

29 SET 2021 • POR Cristiane Zotich • 18h00
Junto com a professora Cristiane Nunes, a pedagoga Ana Carolina Moreira criou um projeto de leitura comunitária, o "Livrolândia de Tamoios" - Reprodução

Qual seria sua reação se, ao andar pelas ruas da cidade, fosse abordado por uma pessoa entregando um bilhete com poesias, palavras de incentivo, de amor, de felicidade? É exatamente isso que Ana Carolina Moreira faz em Tamoios, distrito de Cabo Frio. Recém formada em pedagogia, ela batizou a ação de Projeto Entrega, cuja ideia surgiu em 2014, quando ainda estudava e gostava de escrever. “Sempre via pessoas ‘tristes’ na escola, ou nas ruas, e pensei que poderia usar minhas palavras para tentar ajudá-las, e aí fazia bilhetes e entregava para elas”, contou, lembrando que a entrega dos bilhetes com poesias e mensagens positivas são feitas tanto em dias comuns, quanto em datas especiais, e que às vezes as mensagens vão acompanhadas de bombons. 

– Eu vejo o calendário do mês e escolho os dias para distribuir. Para dias comuns, costumo escrever mensagens positivas, e para datas especiais, como Natal, Dia Internacional da Mulher, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, Dia do Motoboy e Dia do Motorista, entre outros, investo em poemas voltados para o tema. No dia do motoboy e do motorista, por exemplo, meu objetivo é valorizar esses trabalhadores que às vezes se tornam invisíveis  – explicou.

O objetivo, segundo ela, é levar alegria e paz para os corações das pessoas. E nessa missão, as reações são vão de um simples sorriso até as lágrimas. “As reações são o meu combustível para continuar vivendo e acreditando no amor e no bem. Os sorrisos são imediatos. Mas tem muita gente que começa a desabafar, outras choram, outras me abraçavam (antes da pandemia), agradecem muito e pedem para eu continuar fazendo isso”, contou.

Mas essa não é a única missão de Ana Carolina em Tamoios. Junto com a professora Cristiane Nunes, ela criou um projeto de leitura comunitária, o “Livrolândia de Tamoios”, uma caixinha confeccionada artesanalmente onde livros de diversos temas ficam expostos, e quem quiser pode pegar para ler ou fazer doações. O projeto existe desde outubro de 2019, e conta com apoio somente da comunidade.

– Hoje temos dois pontos de leitura em Tamoios: um fica em frente ao Ginásio Poliesportivo, e o outro na praça de Unamar. Em ambos os lugares as pessoas podem abrir a caixinha, olhar os livros disponíveis, escolher o que lhe interessar, e ler ali mesmo, no momento, ou em casa. A ideia é que ocorra a devolução, para que outras pessoas também possam ler – explicou Ana. Ela lembra que quem quiser doar livros para o projeto basta levar até um desses dois pontos, ou entrar em contato pelo Whatsapp (22) 99886-5474 que a própria Ana, ou a Cristiane, buscam o material.

Mas, de onde saiu a ideia? Ana conta que tudo começou quando ela e Cristiane viram uma casinha de livros numa cidade vizinha, se inspiraram e pensaram: “por que não fazer em nosso distrito também?" Desde então toda a comunidade vem sendo beneficiada, reforçando o tema do projeto, "Leitura e cultura pra toda gente”.

– Qualquer pessoa, de qualquer idade, pode ter acesso à Livrolândia. Nosso objetivo é que nosso distrito seja mais atrativo principalmente para os jovens, pois acreditamos no poder da educação e da leitura. De alguma forma, esses livros podem ajudar na formação crítica e cidadã das pessoas – explicou a pedagoga.