MEIO AMBIENTE

Pássaros da fauna silvestre brasileira são resgatados de cativeiro em São Pedro da Aldeia

Agentes da Polícia Ambiental receberam denúncia por meio do Linha Verde

30 AGO 2021 • POR Redação • 12h09
Diante dos fatos, os agentes apreenderam os materiais e procederam à 125ª DP (São Pedro da Aldeia) para o registro de ocorrência. - Divulgação Linha Verde

Policiais do Comando de Polícia Ambiental resgataram sete pássaros da fauna silvestre brasileira de cativeiro, em São Pedro da Aldeia, neste domingo (29). Os agentes foram verificar denúncia encaminhada pelo programa Linha Verde, do Disque Denúncia, sobre o crime ambiental. 

De acordo com os agentes lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Costa do Sol, assim que passavam pela Estrada da Cruz, em São Pedro da Aldeia, receberam informações de que havia caça ilegal de animais nas ruas próximas e durante patrulhamento, observaram que suspeitos fugiram ao avistarem a chegada da viatura policial.

A equipe da 8ª UPAm então percebeu que no terreno havia cinco gaiolas de madeira com sete aves silvestres, além de armadilhas. Diante dos fatos, os agentes apreenderam os materiais e procederam à 125ª DP (São Pedro da Aldeia) para o registro de ocorrência. As aves por sua vez, foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) em Seropédica, onde após tratamento serão devolvidas ao seu habitat natural.

O Linha Verde reforça a solicitação para que a população continue denunciando crimes ambientais em todo o Estado do Rio através dos telefones 0300 253 1177 (custo de ligação local) e (21) 2253 1177, além do APP “Disque Denúncia RJ” disponível para celulares. Por essa modalidade, o denunciante pode enviar fotos e vídeos, com a garantia do anonimato.

É possível denunciar também através da página do Linha Verde no facebook, www.facebook.com/linhaverdedd ou ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br). Lembrando que em todos os canais, o anonimato é garantido ao denunciante.