atraso forum arraial

OAB protesta contra TJ por atraso em obras do Fórum

Manifestação acontece hoje em Arraial, em frente ao prédio abandonado

17 JUN 2015 • POR Nicia Carvalho • 08h58

NICIA CARVALHO

A paralisação das obras do novo prédio do Fórum de Arraial do Cabo, interrompida há quatro anos, é mais um entrave que se soma à dificuldade de a população ter celeridade quando o assunto é justiça. Por conta disso, a 20ª Subseção da OAB de Cabo Frio promove protesto hoje, às 10h, às portas do atual fórum, que fica em frente à prefeitura, contra morosidade do Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ).

De acordo com o advogado e diretor da OAB -Cabo Frio, Renato Gonçalves, o novo fórum é construído com verba própria do TJ, inicialmente orçado em R$ 8 milhões, mas a obra foi paralisada sem que o órgão informasse as razões. O prédio atual, segundo ele, não oferece a menor condição de trabalho e atendimento.

– O estado atual é crítico, sem estrutura nenhuma, sem espaço e não tem mais para onde crescer. As condições de trabalho são horríveis e muitas vezes temos que ficar do lado de fora do cartório, em fila, porque o espaço é pequeno por conta do alto número de processos, que aumenta a cada dia – disparou, acrescentando que o protesto também vai reunir população, além de advogados de Iguaba Grande, que enfrentam a mesma situação em relação ao fórum.

Renato explicou ainda que a empresa responsável pela obra faliu e que outra construtora teria assumido a empreitada. No entanto, a verba que o Tribunal oferece seria inferior ao necessário para concluir e reparar o que foi abandonado. A reportagem da Folha entrou em contato com o Tribunal de Justiça para saber as razões de a obra estar parada e qual o custo para a conclusão, mas até o fechamento desta edição não recebeu resposta.

*Matéria completa na edição impressa da Folha dos Lagos de hoje.

Foto: Max Prates