TURBULÊNCIA

Educação de Cabo Frio tem semana decisiva com possível saída de secretário

Flávio Guimarães deve ser substituído no cargo nos próximos dias

13 JUN 2021 • POR Redação • 12h00
Flávio Guimarães tem sofrido pressões no cargo de secretário - Arquivo Folha

A semana começa com a expectativa de mudanças no comando da comando da Educação em Cabo Frio. Desde a última quinta-feira (10), circulam rumores de que o secretário Flávio Guimarães será substituído pelo prefeito José Bonifácio (PDT). Entretanto, até o momento, Flávio segue no cargo. 

Os rumores da demissão do secretário ocorrem em meio a críticas sobre a condução do Processo Seletivo para contratação temporária e emergencial de professores para o ano letivo de 2021, iniciado em maio. Divergências sobre a forma de trabalho durante a pandemia de Covid-19  também minaram Flávio junto à categoria. 

As críticas ao trabalho do Flávio resultaram em uma polêmica de cunho racial, em março. Irritado com o secretário, que é negro, o Sindicato dos Profissionais da Educação (Sepe Lagos) emitiu uma nota chamando-o de 'capitão do mato', figura histórica do capataz de fazenda que perseguia e açoitava os negros fugitivos no período da escravidão. A fala gerou repúdio e acusações de racismo, o que levou o Sepe Lagos a voltar atrás e divulgar um novo comunicado, pedindo desculpas.

Papo de Jornalista

Os problemas da Educação em Cabo Frio e São Pedro da Aldeia são o tema da live 'Papo de Jornalista', que vai ao ar nesta segunda-feira (14), às 20h. Os jornalistas Rodrigo Branco e Luciano Motta recebem os coordenadores do Sepe Lagos, Augusto Rosa, e do Sepe Costa do Sol, Renato Reis.

O 'Papo de Jornalista' é um projeto conjunto da Folha dos Lagos e do Portal Fonte Certa. A live será transmitida simultaneamente nas páginas do Facebook e do YouTube dos dois veículos.