PARADA

Com estoque de doses zerado, Saquarema suspende vacinação contra Covid-19

Município recebeu nesta sexta-feira (14) apenas 270 doses da vacina AstraZeneca, já usado em pessoas com comorbidades

14 MAI 2021 • POR Redação • 19h00
As 270 doses da AstraZeneca recebidas nesta sexta (14) já foram aplicadas em pessoas com comorbidades. - Agência Brasil

A Secretaria Municipal de Saúde de Saquarema informou nesta sexta-feira (14) que suspenderá, temporariamente, o calendário de vacinação contra a Covid-19 no município. A decisão foi tomada após o término das doses D1 (usadas para aplicação das primeiras doses) enviadas ao município. Segundo a Prefeitura, nesta sexta-feira (14), uma nova remessa foi entregue pela Secretaria de Estado de Saúde ao município contendo apenas 270 doses D1 da vacina Astrazeneca. Este quantitativo, de acordo com a pasta, já foi utilizado para a imunização das pessoas com comorbidades.

Além das 270 doses, o município recebeu outras 90 doses D1 da Coronavac para aplicação exclusiva em gestantes e puérperas com comorbidades; e outras 300 doses D2 da Coronavac para cumprir as pendências de vacinação daqueles que ainda não foram imunizados com a segunda dose.

Por conta do pequeno quantitativo enviado para a imunização das gestantes e puérperas com comorbidades, será feito um agendamento por meio do WhatsApp da Subsecretaria de Saúde, no número (22) 99838-5311. O grupo será imunizado na sede da Subsecretaria, em data e horário previamente agendados.

Quem foi vacinado com a D1 da Coronavac no município e, porventura, ainda falta receber a segunda dose, poderá ir aos locais de vacinação a partir desta segunda-feira, 17, para receber a segunda dose. Quem recebeu a primeira da vacina Astrazeneca segue com a D2 agendada conforme dia informado nos comprovantes de vacinação.

Assim que o Ministério da Saúde enviar novas doses ao município, a Secretaria de Saúde retomará com a vacinação. Vale lembrar que, de acordo com o Plano nacional de Imunizações, o Governo federal, por meio do Ministério da Saúde, é o responsável pela compra das vacinas. Após a aquisição, ele envia para os Estados que, por sua vez, distribuem as doses aos municípios.