PROBLEMÃO

Falta de médicos na rede municipal de Cabo Frio preocupa

Prefeitura abriu contratação para substituir profissionais, que saíram por falta de salários

15 JAN 2021 • POR Julian Viana • 11h40
A Prefeitura reconhece que a principal defasagem de profissionais se refere aos médicos que trabalham nas unidades de emergência, e que alguns deixaram seus postos de trabalho em virtude da falta de pagamento de salários pela gestão anterior - Arquivo Folha

A falta de médicos na rede municipal de Cabo Frio é problema herdado pela atual gestão cujos efeitos deletérios se agravam a cada dia.

 – A falta de médicos é muito preocupante. Muitos médicos não estão indo trabalhar porque o pagamento está atrasado há 3 meses. Alguns [médicos] acabam indo ao trabalho, mesmo sem receber, porque sentem pena da população – desabafa um profissional à Folha, sob condição de anonimato.

Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde de Cabo Frio, Gelcimar Almeida, o Mazinho, este é o maior problema no momento. 

– A tenda da Covid precisou ser fechada pela falta dos profissionais, por exemplo – destacou. 

Devido aos atrasos, muitos foram os pedidos de demissão nos últimos anos. 

– Infelizmente, essa deficiência [falta de profissionais] continua na atual gestão, porque muitos médicos não querem trabalhar na Prefeitura de Cabo Frio por conta desse histórico triste e pelo salário que não é atraente. A questão do atraso nos salários ainda não foi resolvida. Não recebemos ainda mês de dezembro e o 13º, mas agora cabe ao governo justificar o que vai fazer – afirma Mazinho.

Em nota, a Prefeitura de Cabo Frio disse que “a nova gestão encontrou a rede municipal de Saúde com grande deficiência de profissionais, de estrutura e com falta de adequação às normas vigentes em vários segmentos.” 

A Prefeitura reconhece que a principal defasagem de profissionais se refere aos médicos que trabalham nas unidades de emergência, e que alguns deixaram seus postos de trabalho em virtude da falta de pagamento de salários pela gestão anterior.

Ainda de acordo com a Prefeitura, apenas os pensionistas foram os primeiros a receberem o salário de janeiro. A Prefeitura informa que aguarda a entrada de dinheiro no caixa para efetuar o pagamento dos demais grupos. 

Ainda de acordo com a nota, a secretaria Municipal de Saúde contratou quatro médicos para a triagem de casos suspeitos de covid-19 na estrutura da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Parque Burle. Os profissionais de saúde que tiverem interesse nas vagas disponíveis podem encaminhar currículo para o email gabinete@ saude.cabofrio.rj.gov.br. 

Em um boletim atualizado nesta quinta-feira (14), a Prefeitura informou que o número de casos confirmados pelo novo coronavírus chegou a 5.663 no município, com 226 óbitos. A nota diz que 38% dos leitos de CTI e 31% dos leitos da enfermaria estão ocupados. 

Em relação ao EPIs(Equipamento de Proteção Individuais),  o Sindicato dos Servidores Publicos  Municipais de de Cabo Frio juntamente com o Sindicato dos Trabalhadores da Saúde conseguiram liminar na justiça determinando quea Prefeitura forneça aos funcionarios os equipamentos de qualidade.