SITUAÇÃO COMPLICADA

Sem tenda de triagem, UPA concentra atendimento a casos suspeitos de Covid em Cabo Frio

Prefeitura abre contratação de médicos para substituir profissionais que largaram o trabalho por atraso salarial

8 JAN 2021 • POR Redação • 20h57
UPA atende aos pacientes da área central da cidade - Divulgação

Em um momento de tendência de aumento nos casos de Covid-19 em Cabo Frio, a tenda de triagem para atendimento de pacientes com suspeita da doença está desativada por falta de médicos, que deixaram o trabalho por falta de pagamento.

Por isso, nesta sexta-feira (8), a Prefeitura anunciou que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Parque Burle passou a concentrar o trabalho, enquanto o município busca recompor o quadro de profissionais.

A Prefeitura garante que a triagem de casos suspeitos de Covid-19 não foi comprometida, pois além da UPA do Parque Burle, também realizam o trabalho o Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos, no Jardim Esperança, e a tenda de triagem em frente à UPA de Tamoios.

A Secretaria Municipal de Saúde responsabiliza a gestão anterior pela falta de pagamento de salários. Emquanto busca regularizar os pagamento, a Prefeitura também está à procura de médicos para contratação na rede municipal de saúde. Profissionais que tiverem interesse devem encaminhar currículo para gabinete@saude.cabofrio.rj.gov.br.

A equipe da Saúde avalia oferecer plantão extra na tenda da Covid-19 nos dias de folga aos médicos que atuam nos postos de Estratégia em Saúde da Família (ESF). A Secretaria de Saúde ainda planeja descentralizar os pontos de atendimentos referentes ao novo coronavírus, com a proposta de que os ESF’s e as Unidades Básicas de Saúde (UBS) passem a realizar esta função, em vez dos atuais três polos de triagem que atendem toda a cidade.

“Estamos buscando a melhor solução para esta situação da tenda de triagem, mas, enquanto isso, a população não está desamparada, uma vez que o atendimento está sendo realizado pela UPA. A Secretaria de Saúde e as demais equipes da Prefeitura estão se empenhando para resolver a situação o quanto antes”, afirma o secretário de Saúde, Felipe Fernandes.