TEMPO FECHOU

Com previsão de receber apenas na quinta (24), servidores da Saúde de Cabo Frio fecham Ponte de novo

Na porta da Secretaria de Fazenda, prefeito Adriano Moreno é hostilizado e teve o carro depredado

21 DEZ 2020 • POR Redação • 18h44
Na manhã desta segunda-feira (21), um grupo de trabalhadores bloqueou a passagem de veículos na principal via que liga os bairros do Centro com a periferia da cidade - Foto do leitor

Pela segunda vez em quatro dias, servidores da Saúde de Cabo Frio fecharam a Ponte Feliciano Sodré em protesto pelo atraso no pagamento do salário de novembro e do décimo terceiro salário. Muitos dos profissionais atuam na linha de frente do combate à Covid-19. Na manhã desta segunda-feira (21), um grupo de trabalhadores bloqueou a passagem de veículos na principal via que liga os bairros do Centro com a periferia da cidade.

Porém, diferentemente do que ocorreu na última sexta (18), quando a Polícia Militar chegou a usar balas de borracha e gás de pimenta contra os manifestantes, não houve incidentes durante o protesto na Ponte, que tinha o acesso liberado a cada dez minutos.

Mas isso não significou uma manhã tranquila, pelo contrário. Os manifestantes fotram até a porta da Secretaria de Fazenda, na Riua Major Belegard, para protestar e cobrar uma resposta quanto ao pagamento. Ao notarem a presença do prefeito Adriano Moreno (DEM) no local, a confusão se instalou. Manifestantes hostilizaram o prefeito, que revidou com xingamentos. Na véspera, ela já havia se envolvido em um incidente, no qual chegou a sacar uma arma para um morador que o criticava.

Adriano entrou no carro, dirigido por um segurança que, segundo testemunhas, teria mostrado uma arma para os trabalhadores e jogado o veículo sobre eles. Depois de alguns minutos, com a ajuda de uma equipe da Polícia Militar, Adriano conseguiu deixar o local, mas não sem antes ter o carro depredado pelos manifestantes.

Na prática, após os protestos e toda a confusão, os servidores tiveram poucas respostas. A informação apurada pela Folha é de que o salário de novembro será pago apenas na quinta-feira (24). Já para o décimo terceiro salário, não há previsão de pagamento. 

Em nota, a Prefeitura de Cabo Frio informou que desde que assumiu o governo, em 2018, "a administração atual tem enfrentado graves problemas de arrecadação, com queda de royalties do petróleo e também dos impostos, por causa da Pandemia do Coronavírus".

O município disse ainda que o pagamento do funcionalismo vem sendo feito de forma escalonada, de acordo com a entrada de verbas próprias e vindas dos governos Estadual e Federal. A prefeitura destacou que, só no mês de dezembro, a prefeitura teve cerca de R$ 5 milhões do ICMS retidos pela Justiça para pagamento de precatórios de dívidas antigas, de outras administrações.

A secretaria de Fazenda informou que está fazendo todo esforço para pagar o funcionalismo e disse que o pagamento de mês de novembro é o único em atraso, ele será pago ainda em dezembro. Quanto ao 13º, a prefeitura disse que está pagando algumas categorias, como a Educação e garante que vai pagar o máximo possível de funcionários, dependendo da arrecadação até o dia 30 de dezembro.