ALTA TEMPORADA

Prolagos prepara Estação de Tratamento de Água para os desafios do verão

Unidade recebeusistema próprio de produção de cloro a partir de sal de cozinha

16 NOV 2020 • POR Redação • 14h39
Unidade passou por manutenções preventivas e recebeu sistema próprio de produção de cloro - Divulgação / Prolagos

A Prolagos, concessionária responsável pelo tratamento e abastecimento de água e coleta de tratamento de esgoto nos municípios de Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia, preparou uma Estação de Tratamento de Água (ETA) para os desafios da alta temporada em parceria com o poder público e protocolado na agência reguladora. 

A Estação de Tratamento de Água, localizada às margens da Lagoa Juturnaíba, no município de Araruama, passou por melhorias que , segundo a concessionária, irão disponibilizar uma operação mais segura e eficiente. A unidade tem a capacidade de tratar 1500 litros por segundo e recebeu a instalação de um moderno sistema de produção de cloro, também chamado de gerador de hipoclorito de sódio, substituindo o uso do cloro gás, o que representa maior segurança operacional e ambiental.

O novo método utiliza como matéria prima um item que já foi a principal economia da Região dos Lagos: o sal de cozinha.
 
– O processo funciona de maneira simples utilizando sal de cozinha, água e energia elétrica para produção do hipoclorito de sódio. Com a implantação do gerador, a produção e dosagem da solução é automatizada, dispensando contato manual com o produto químico. Este é um sistema inovador, eficiente, seguro e ambientalmente correto – conta  Rogério Marins, coordenador de Operações na ETA.

A estação também recebeu uma nova subestação de energia e dois grupos de geradores. Outras medidas também foram tomadas para garantir a eficiência da unidade, como a limpeza dos decantadores e dos reservatórios. A higienização das três câmaras com capacidade total de 3,6 milhões de litros de água, o equivalente a duas piscinas olímpicas, foi realizada em apenas dois dias e contou com o apoio de mergulhadores profissionais.