TREINAMENTO

Inea promove oficinas de reciclagem para guias do Parque Costa do Sol

Curso que começa nesta quarta (5) faz parte do recadastramento da categoria

3 NOV 2020 • POR Redação • 15h57
Com 9.841 hectares de área, o Parque Estadual da Costa do Sol abrange partes dos municípios de Araruama, Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Saquarema e São Pedro da Aldeia - Divulgação

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) promoverá nos dias de quarta a sexta-feira (de 5 a 7 de novembro) oficinas de reciclagem para guias e condutores do Parque Estadual da Costa do Sol. O curso faz parte do recadastramento dos guias e condutores de visitantes da área de proteção ambiental, localizada na Região dos Lagos, que se credenciaram junto ao órgão ambiental em 2016 e 2018.

A capacitação é destinada aos guias e condutores que fizeram o curso do Inea. As inscrições para a oficina, que será realizada via internet, vão até dia esta terça-feira (3) no link:  https://bit.ly/3o4IYRz

As aulas contarão com diversos temas, entre eles o detalhamento do plano de manejo e visitação da unidade de conservação, das regras de reabertura das unidades de conservação estaduais, bem como noções de impacto ambiental.

Com 9.841 hectares de área, o Parque Estadual da Costa do Sol abrange partes dos municípios de Araruama, Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Saquarema e São Pedro da Aldeia.

Geração de renda

Com o objetivo de promover uma experiência mais segura e de qualidade para os visitantes das áreas protegidas estaduais, assim como fomentar a economia local, o Inea desenvolveu o Programa Estadual de Guias de Turismo e Condutores de Visitantes. Desde 2016, o instituto capacitou e credenciou 231 guias e condutores para trabalharem em oito unidades de conservação estaduais.

– Iniciativas como essa são a prova de que podemos aliar desenvolvimento sustentável com a geração de emprego e renda. Ganha o nosso estado e também a população fluminense – destaca o secretário do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha.

Os candidatos selecionados pelo Inea passaram por capacitações teórica e prática que somaram 130 horas/aula, tornando-se aptos a conduzir visitantes em atrativos e trilhas das unidades de conservação estaduais. O processo seletivo deu prioridade a moradores de comunidades próximas às unidades, levando em conta também critérios socioeconômicos, como hipossuficiência de renda.

Para contratar guias e condutores de visitantes credenciados pelo Inea e se informar sobre os processos seletivos, acesse o site www.parquesestaduais.inea.rj.gov.br.