DURANTE O DEFESO

Operação conjunta retira equipamentos de pesca irregular na Lagoa de Araruama

Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João acompanha o trabalho e orienta a comunidade pesqueira

29 SET 2020 • POR Redação • 17h13
Os fiscais orientam os pescadores a não deixarem apetrechos na água, principalmente no período do defeso - Divulgação Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João

A Capitania dos Portos está dando apoio a uma grande operação de fiscalização na Lagoa de Araruama, que começou na segunda-feira (28) e seguiu nesta terça (29). O objetivo é observar o cumprimento das regras, garantindo a segurança náutica e evitando a pesca predatória, já que a Lagoa está em período de defeso até o dia 31 de outubro.

Durante a fiscalização, estacas irregulares estão sendo retiradas no Canal Itajuru, em Cabo Frio (Área 1). As estacas podem ser um risco para o trânsito de embarcações. Os fiscais orientam os pescadores a não deixarem apetrechos na água, principalmente no período do defeso.

A proibição da pesca durante este período tem o objetivo de garantir a reprodução das espécies. O Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João acompanha o trabalho e orienta a comunidade pesqueira para o cumprimento das regras. 

Participam da operação a 8ª Unidade de Policiamento Ambiental (Upam) e a guarda integrada da Lagoa composta por agentes ambientais de Araruama, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia.