PRODUÇÃO EM ALTA

Safra de açúcar do Brasil deve atingir novo recorde

Um novo recorde deve ser alcançado com 39,3 milhões de toneladas

14 SET 2020 • POR Celso Martins • 23h11
Previsão de crescimento da safra anima produtores

Pelo segundo ano consecutivo, tudo indica que o Brasil irá se consagrar como o maior produtor de açúcar do mundo. Essa expectativa é animadora, embora o resultado da safra 2020/21 de cana-de-açúcar no país possa apresentar uma leve retração de 0,1%, com a marca de 642,1 milhões de toneladas em relação à temporada de 2019.

Mesmo com o encolhimento, com esse volume da produção de cana, um novo recorde deve ser alcançado com 39,3 milhões de toneladas de açúcar. Isso representa, um crescimento de 32% em relação à última safra. Essas informações foram divulgadas no 2º Levantamento da Safra 2020/21 de Cana-de-açúcar, divulgado pela Companhia Nacional de abastecimento (Conab). 

Vale destacar, que tudo isso possivelmente irá contribuir para aquecer o trabalho rural, já que esses produtos possuem mercado garantido. Afinal, segundo a equipe da Conab, a exportação de açúcar do país aumentou 69,9% nos quatro primeiros meses dessa safra (abril-julho) em relação ao mesmo período do ano passado, e a previsão é de que continue em alta.

Para não ficar de fora desses resultados positivos, o produtor agrícola precisa ficar atento aos seus equipamentos. Além disso, é necessário ter cuidado com os maquinários. Sendo assim, caso seja possível, é valido ir em busca de uma boa colhedora de cana à venda ou investir na manutenção dos tratores que já possui.

Um elemento que colabora com o estimulo desse setor no Brasil é a oferta mundial limitada por adversidades climáticas em produtores de extrema importância da Ásia. Há também, a elevada taxa de câmbio que influenciou o cenário. De acordo com dados da Secex, os valores de exportação em dólar, na média de abril a julho, foram 63% maiores e, em real, mais que dobraram, com aumento médio de 127%. 

Analisando tudo isso, adquirir instrumentos primordiais ao trabalho no campo pode ser necessário, então a pesquisa por venda de implementos agrícolas é sempre bem-vinda. Uma dica é investir em equipamentos que ofereçam qualidade e que já possuem tradição no mercado.

Os agricultores da região Nordeste do Brasil, onde o clima está favorável, podem ter a safra aumentada em 4,1%. Vale dizer que essa área foi ampliada em 1,6% e a produtividade deve melhorar 2,5%. Sendo assim, a produção deve chegar a 51,1 milhões de toneladas.