energia

Apesar da crise, leitor flagra poste com luz acesa na Gamboa em plena luz do dia

Folha  denunciou recentemente desperdício de energia na Fonte do Itajuru

6 MAI 2015 • POR • 17h30

A crise não impede que o desperdício continue em Cabo Frio. Desta vez, o jornalista Alysson Nogueira enviou à redação da Folha flagra de luzes acesas em postes na Rua dos Biquinis, por volta das 16h.

– Estava voltando da praia quando notei que as luzes estavam acesas. Achei um completo descaso com o dinheiro público. Tanto se fala do momento de crise naciona, e nos deparamos com essa cena de desperdiço. Que crise é essa? Já vi essa cena há pouco menos de um mês também com as luzes da quadra da Praça de São Cristóvão, todas acessas 7 horas da manhã – indignou-se.

No começo de março, a Folha também mostrou outra cena de descaso com o dinheiro público: a Fonte do Itajuru, que foi flagrada com todas as luzes acesas, durante o dia, num fim de semana. Quando tentou saber de quem era a responsabilidade, a reportagem do jornal precisou fazer um sem número de ligações para Prefeitura de Cabo Frio – passando pela secretaria de Serviços Públicos, Comsercaf, Meio Ambiente, Cultura e até a Comunicação Social – sem, no entanto, conseguir uma resposta.

Na ocasião, um gerente operacional da extinta Comsercaf informou apenas que o sistema de iluminação não era gerido por fotocélula ou superposte (que desliga ao amanhecer e acende ao anoitecer), e sim, manual.

E o cidadão que pague a conta!