FUNCIONAMENTO PARCIAL

Hemolagos retoma coleta de sangue, mas apenas de segunda a quarta

Diretor diz que unidade tomou novo calote, mas Saúde de Cabo Frio garante que pagou parte da dívida

3 AGO 2020 • POR Rodrigo Branco • 20h28
Banco de sangue se vê obrigado a racionar bolsas de coleta pela falta de recursos - Reprodução

O Hemolagos voltou a funcionar para coleta de sangue nesta segunda-feira (3), mas, por enquanto, de forma reduzida. De acordo com o diretor da unidade, Marcelo Paiva Paes, o único banco de sangue da região só vai funcionar de segunda à quarta-feira, como forma de racionar o número de bolsas de coleta, insumo que estava em falta na semana passada.

De acordo com Marcelo Paiva Paes, a unidade só foi reaberta porque o município de Rio das Ostras fez um pagamento na última sexta-feira (31), o que possibilitou a compra de certa quantidade de bolsas de coleta. Quanto à promessa feita pela Prefeitura de Cabo Frio de quitar parte da dívida com o Hemolagos, nesta segunda-feira (3), o diretor afirma que isso não aconteceu. O estoque de bolsas com sangue, ele explica, está baixo, mas não crítico. Apesar dos problemas, a unidade continua a fornecê-las para os hospitais da região, mas fica a advertência. 

– É lamentável e inexplicável [a situação], a não ser pelo descompromisso total com a saúde. E não se dão conta de sangue é algo que qualquer um pode precisar, basta um acidente. Ou seja, estamos todos em risco; tendo ou não plano de saúde – desabafou Marcelão, como o diretor do banco de sangue é conhecido na cidade.

De outro lado, porém, a Secretaria de Saúde garante que fez o pagamento não apenas uma parte da dívida, que ultrapassa os R$ 700 mil, como repassou a cota de julho do Sistema Único de Saúde (SUS), que passa pela conta do Fundo Municipal de Saúde, contrariando o que havia dito o diretor do Hemolagos à Folha, na semana passada.

Em nota, a Secretaria de Saúde de Cabo Frio informou que “uma das três parcelas que estão em atraso, referente ao convênio com o Hemolagos. foi paga nesta segunda feira (3)”. A pasta disse ainda que “reforça os esforços para, até o final do dia 31 de agosto, quitar outras parcelas. O atraso dos pagamentos foi devido à crise financeira que atingiu a todos os municípios da Região dos Lagos”.

Por ter a maior população, proporcionalmente, Cabo Frio é o maior contribuinte para o funcionamento do Hemolagos. A cota mensal do município é de cerca de R$ 22 mil e, segundo a direção do banco de sangue, não é paga há mais de três anos. As prefeituras de Arraial do Cabo e de Saquarema também estão em dívida com a unidade. O município cabista informou que a previsão é de que, a partir deste mês, os repasses para o banco de sangue sejam normalizados. Por sua vez, a Prefeitura de Saquarema não estipulou qualquer prazo e se limitou a dizer que ‘está tomando medidas e providências para resolver o problema o mais rápido possível’.

Além de Cabo Frio, Arraial do Cabo, Saquarema e Rio das Ostras, o banco de sangue atende aos municípios de Armação dos Búzios, Araruama, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia e Casimiro de Abreu.