EM PLENO DISTANCIAMENTO SOCIAL

Número de incidentes com pipa na rede elétrica da Região dos Lagos triplica em abril

Enel Distribuidora constatou aumento em relação ao mesmo mês do ano passado

11 MAI 2020 • POR Redação • 14h55
A companhia reforça que contato de pipas com a rede elétrica pode ser uma combinação perigosa - Reprodução

A Enel Distribuição Rio identificou aumento significativo no número de incidências na rede elétrica de algumas regiões do estado por conta do contato com pipas. Os dados mostram que na Região dos Lagos, quando comparamos o número de incidências com a rede elétrica em abril de 2020, registramos aumento três vezes maior em relação ao mesmo período do ano anterior.

Somente neste ano, a companhia identificou 571 ocorrências por conta de pipas, uma média de 4,75 por dia, impactando cerca de 170 mil clientes. O dado analisado coincide com a recomendação das autoridades para o distanciamento social por conta da contaminação do Covid-19.

“No momento em que a recomendação das autoridades é que a população que pode evite sair de suas casas, precisamos minimizar os impactos na rede para que, quem está em cumprindo o distanciamento social, não seja prejudicado. Além disso, quem solta pipa perto da rede elétrica, se expõe a um sério risco de acidente”, enfatiza Artur Tavares, presidente da Enel Distribuição Rio.

A companhia reforça que contato de pipas com a rede elétrica pode ser uma combinação perigosa. Quando não se leva em consideração a segurança, a brincadeira pode provocar acidentes graves e ocasionar danos à rede, prejudicando diretamente o fornecimento de energia. Nesses casos, equipes da distribuidora são mobilizadas para realizar os reparos necessários e substituir parte dos fios para restabelecer o serviço. 

Abaixo, entenda algumas orientações importantes para segurança no contato com a rede elétrica: