FÉ DURANTE A PANDEMIA

Paróquias da região transmitem missas de São Jorge pela internet

Com proibição de aglomerações, festejos e carreatas dedicadas ao Santo Guerreiro estão cancelados este ano

22 ABR 2020 • POR Rodrigo Branco • 22h24
Tradicional festa de São Jorge na Rua Francisco Mendes, em Cabo Frio, não será realizada - Rodrigo Branco

Em meio à batalha que é o combate ao novo coronavírus, nada melhor do que voltar as preces e pedidos ao Santo Guerreiro. Mas o Dia de São Jorge na região será celebrado nesta quinta-feira (23) de forma diferente a de outros anos, pela impossibilidade de haver aglomerações. Por esse motivo, as paróquias cancelaram os festejos de rua e vão se limitar a transmitir as missas pela internet.

A Igreja Católica Brasileira, no Centro de Cabo Frio, programou a tradicional alvorada (queima de fogos) com missa às 5h. Também haverá celebrações às 10h, 15h e 19h, todas transmitidas pela página da paróquia no Facebook (https://www.facebook.com/igrejasaojorgecf/). Também não haverá carreata com a imagem de um dos santos preferidos de católicos e seguidores de religiões de matrizes africanas.

O bispo diocesano Dom Joanir da Silva Neves não disfarça o incômodo pela situação, já que em vez das tradicionais missas superlotadas escutará apenas a própria voz na igreja.

– A sensação de celebrar com os bancos vazios é muito ruim. É como um palestrante fazer uma palestra com todo o auditório vazio, com apenas uma câmera focada nele. Para alguém que está acostumado a olhar para câmera, tudo bem, mas  para celebrar missa é muito difícil – comentou, resignado.

A Paróquia de São Jorge, de Praia Seca, em Araruama, também não terá as habituais comemorações. Segundo o pároco José Virgílio Estácio, a missa dedicada ao padroeiro da comunidade está marcada para as 10h, com transmissão pelas redes sociais, no endereço https://www.facebook.com/prqsaojorge/. No começo da manhã, acontecerá a alvorada. A imagem do Santo Guerreiro ficará exposta na frente da igreja.