MUDANÇA NOS SERVIÇOS FUNERÁRIOS

Araruama proíbe velórios de vítimas do novo coronavírus

Decreto determina ainda que urna funerária saia lacrada de hospital para cremação ou sepultamento em cova

16 ABR 2020 • POR Redação • 15h58
Decreto que promove mudanças nos serviços funerários no município foi assinado pela prefeita Lívia Bello (PP) nesta quinta-feira (16) - Reprodução

A Prefeitura de Araruama anunciou que estão proibidos os velórios de vítimas do novo coronavírus ou de pessoas que tenham morrido com suspeita da doença, no município. O decreto que promove mudanças nos serviços funerários no município foi assinado pela prefeita Lívia Bello (PP) nesta quinta-feira (16).

O documento informa ainda a obrigatoriedade de a urna funerária sair já lacrada da unidade de saúde onde ocorreu o óbito, para funeral através de cremação ou sepultamento em cova, vetando a presença de pessoas do grupo de risco (idade igual ou superior a 60 anos, gestantes, lactantes, portadores de doenças crônicas e imunodeprimidos) bem como aglomeração de pessoas, de forma que a distância mínima de dois metros entre elas seja respeitada. A cerimônia poderá ser acompanhada por, no máximo, dez pessoas.

A Prefeitura anunciou ainda que arcará com as despesas do funeral das vítimas de Covid-19, que sejam de famílias de baixa renda.