mais médicos

Pezão cogita ajuda do Mais MédicosGovernador diz que estado se beneficiaria com profissionais de Cuba

Governador diz que estado se beneficiaria com profissionais de Cuba

5 JAN 2015 • POR • 15h42
O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, disse que avalia a necessidade de pedir reforço do Programa Mais Médicos na região metropolitana do Rio. Na manhã de ontem, o governador afirmou que o estado poderia se beneficiar com a maior presença de profissionais de Cuba trazidos pelo programa.
– Tem um baixo número de médicos cubanos na região metropolitana do Rio. Acho que o estado do Rio todo, principalmente a região metropolitana, pode se beneficiar mais – disse Pezão. Acrescentou que o levantamento ainda está em curso. 
– Se precisar de mais, nós vamos pedir. Tenho um sonho de universalizar a atenção básica e a saúde na região metropolitana do Rio.
Segundo o Ministério da Saúde, o estado do Rio tem hoje 386 dos 11.429 médicos cubanos vinculados ao programa que atuam no Brasil.
 O governador disse, ainda, que ajudará os municípios a estruturar os serviços de atenção básica de saúde. Na reunião marcada para o dia 7 com o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e com o ministro da saúde, Arthur Chioro, o governador vai propor uma regulação única para o sistema de saúde do Rio, com uma rede que se comunique mais com os municípios.
Além disso, Pezão prometeu se reunir com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e com os governadores de São Paulo, Geraldo Alckimin; de Minas Gerais, Fernando Pimentel, e do Espírito Santo, Paulo Hartung, para tratar da segurança das fronteiras.