regularizção

Praia das Conchas terá estacionamento regularizado pela prefeitura de Cabo Frio

Objetivo é garantir a preservação da área, que faz parte do Parque Estadual Costa do Sol 

5 JAN 2015 • POR Foto: Arquivo Folha • 15h37

A próxima sexta-feira (9) será o Dia D para o ordenamento do estacionamento da Praia das Conchas, em Cabo Frio. Autoridades do município querem garantir a proteção do meio ambiente e para isto realizaram na manhã desta segunda-feira (5) uma reunião na sede do 25º BPM (Cabo Frio) para discutir o controle de entrada e saída de veículos no local. A prefeitura vai reassumir o controle com a instalação de guarita, onde homens da Guarda Municipal informarão quando o estacionamento estiver lotado.

Representantes da Secretaria de Meio Ambiente, Fiscalização e Postura, Ordem Pública, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e a Polícia Militar, decidiram que as novas regras serão praticadas a partir da Ilha do Japonês. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Jaílton Nogueira, a ação é uma forma de auxiliar o instituto a preservar o local, que faz parte do Parque Estadual Costa do Sol. O INEA cancelou a atuação de uma empresa particular que explorava o estacionamento sem autorização e em regime de comodato, repassou o serviço para a prefeitura. Nogueira informou que uma equipe controlará a entrada e saída de veículos na área, que comporta até 450 veículos. Carros com placa de Cabo Frio pagarão R$ 3. Já para os automóveis de outros municípios o valor a ser pago será de R$ 10.

 - Aquelas pessoas que estacionarem seus carros em locais proibidos terão seus veículos rebocados. Estaremos com reboque, retroescavadeira, caso haja necessidade fiscalização, além de quadriciclos, que facilitarão a mobilidade nos episódios onde exista desobediência, a PM irá agir – disse o secretário.

Jailton informou ainda que os frequentadores da praia receberão folheto explicativo sobre as proibições no local e as regras que devem ser seguidas pelos banhistas. O local receberá sinalização nova, com avisos e informações, inclusive com restrições a realização de churrascos no local.