FISCALIZAÇÃO

Procon de Cabo Frio notifica supermercado por cobrar preços abusivos

Estabelecimento do Jardim Esperança tem dez dias para justificar alta dos valores

26 MAR 2020 • POR Redação • 18h51
Coordenadora Mônica Bonioli (primeiro plano) liderou operação no Jardim - Reprodução de vídeo

O Procon de Cabo Frio notificou nesta quinta-feira (26) um supermercado no bairro Jardim Esperança por cobrar preços considerados abusivos nos seus produtos. Segundo a coordenadora do Procon Municipal, Mônica Bonioli, este é o 27º estabelecimento notificado no município pelo mesmo motivo.

A coordenadora disse que os responsáveis pelo estabelecimento afirmaram que foram repassados aos consumidores os preços pagos pelas mercadorias junto aos fornecedores.

– Como os demais, esse supermercado nos informou que está vendendo mais caro porque está compreendo mais caro das fábricas e das distribuidoras. Nesse sentido, como ele, todos os demais têm o prazo de dez dias para apresentar a defesa no Procon, com as notas fiscais de compras das mercadorias. Vamos apurar se eles apresentam a justa causa para o aumento do preço, ou seja, se estão comprando, de fato, mais caro. Nesse caso, vamos atuar em cima das distribuidoras e fábricas que estão vendendo para o município de Cabo Frio, além de representar no Ministério Público do Rio de Janeiro.

A Defesa do Consumidor Municipal recebe desde a segunda-feira (23) denúncias de aumento de preço nos supermercados da cidade. Muitos estabelecimentos aumentaram os preços dos produtos desde o começo da medidas de restrição por causa do novo coronavírus. As denúncias podem ser feitas pelo e-mail cabofrio.procon@gmail.com.