Monitoramento

São Pedro registra mais quatro casos suspeitos de coronavírus

Ao total, município contabiliza cinco casos suspeitos; nenhum caso foi confirmado até o momento

18 MAR 2020 • POR Redação • 13h05

Mais quatro casos suspeitos de coronavírus foram registrados em São Pedro da Aldeia, informou na manhã desta quarta-feira (18) a secretaria de Saúde do município. Até às 11h30 desta quarta, a cidade contabilizava cinco casos sob investigação (um morador de Búzios, um de Cabo Frio e três de São Pedro).

São Pedro segue com um caso descartado. Tratava-se de um militar que foi atendido em niterói, mas que testou negativo para o covid-19. Não há caso confirmado na cidade.  Os quatro novos casos suspeitos estão em análise laboratorial.

Os moradores de Cabo Frio e Búzios serão acompanhados pelas suas respectivas secretarias de Saúde e vigilâncias municipais.

<iframe src="https://www.facebook.com/plugins/post.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2FPrefeituradeSaoPedrodaAldeia%2Fphotos%2Fa.462360597183683%2F2857122537707465%2F%3Ftype%3D3&width=500" width="500" height="299" style="border:none;overflow:hidden" scrolling="no" frameborder="0" allowTransparency="true" allow="encrypted-media"></iframe>

De acordo com a Vigilância em Saúde de São Pedro, o órgão está em monitoramento constante com a Vigilância Estadual para evitar os casoss suepeitos e confirmados no Estado e reforça a importância para as principais medidas de prevenção, como lavar as mãos, evitar aglomerações, preteger nariz e boca ao tossir e não compartilhar objetos de uso pessoa.

Entrada de
ônibus é proibida

Os ônibus de excursão com turistas estão proibidos em São Pedro da Aldeia. A decisão, adotada pela Prefeitura como medida preventiva à propagação do coronavírus, tem como objetivo reduzir o fluxo de pessoas nas praias e pontos turísticos do município.

De acordo com o secretário-adjunto de Turismo, Luiz Carlos Rocha, todos os ônibus de excursão que se dirigiam a São Pedro da Aldeia, enviavam previamente um pedido de autorização, com uma série de informações. A partir de agora, todos os pedidos serão negados.

“Precisamos evitar a circulação de pessoas e aglomerações e somente vetando radicalmente atingiremos esse objetivo. É importante também que o morador tenha consciência e evite aglomerações nas praias e locais públicos. Estamos seguindo as orientações do Gabinete de Crise, criado pelo prefeito Cláudio Chumbinho” justificou o secretário-adjunto de Turismo.

Para as pousadas, o secretário está recomendando que seja feito o cadastro de origem de hóspedes no site do Ministério do Turismo, o Sistema Nacional de Registro de Hóspedes, SNRHs, e as informações enviadas também para a Secretaria.

“Assim podemos ter controle sobre a origem desses hóspedes e saber se eles vêm de regiões onde a pandemia está mais avançada” explicou Rocha.

Além das medidas na área do Turismo, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia suspendeu as aulas na rede pública do município, cancelou eventos de grande porte e restringiu atividades na Policlínica Municipal.