MULHER DE 72 ANOS

Resultado de exame em cabista com suspeita de coronavírus sai em 48 horas

Prefeito Renatinho Vianna diz que não há motivo para alarde e que todos os protocolos do Ministério da Saúde foram seguidos

12 MAR 2020 • POR Redação • 18h12
Idosa está em observação em área isolada dos demais pacientes - Rodrigo Branco

A Prefeitura de Arraial do Cabo informou que sairá em 48 horas o resultado do exame em uma mulher de 72 anos que deu entrada, na manhã desta quinta-feira (12), no Hospital Geral (HGAC), com suspeita de ter contraído o novo coronavírus (Covid-19). A idosa apresentou sintomas de gripe e relatou ter voltado de viagem recente a Portugal.

Nesta tarde, o prefeito Renatinho Vianna (Republicanos) participou de uma transmissão ao vivo, ao lado de integrantes do corpo médico do hospital para tentar tranquilizar a população. Segundo Renatinho, não há motivo para alarde, pois todos os protocolos médicos estabelecidos pelas autoridades foram seguidos.

– Por tudo o que tem acontecido no mundo, não é uma exclusividade de Arraial, foram seguidos todos os protocolos preconizados pelo Ministério da Saúde. Houve isolamento, acompanhamento e foram feitos os demais exames; mas, até o momento, não passa de um caso suspeito. Todos os procedimentos e precauções estão sendo tomados – disse o prefeito.

O diretor-médico do HGAC, Gustavo Barbosa, reforçou a fala do prefeito e afirmou que os familiares da mulher, que está em um local destacado dos demais pacientes, não apresentaram sintomas de qualquer doença respiratória. Barbosa disse ainda que a Secretaria Estadual de Saúde já foi notificada do caso suspeito.

O médico disse também que, dependendo da evolução clínica da paciente nas próximas 24 horas, o tratamento poderá ser concluído em casa. Um exame preliminar na paciente não apontou infecção grave, de acordo com Barbosa. Além da amostra de sangue enviada para o Estado, foi coletado material de secreção da boca e do nariz.

– Ela apresentou quadro de febre e sintomas respiratórios também, como tosse e um pouquinho de falta de ar, mas nada que seja alarmante. Ela está lúcida, orientada e conversando. Ela nos disse que retornou de Portugal na segunda-feira e, desde então, vem apresentando esses sintomas.

Após a ‘live’, a Prefeitura emitiu uma nota oficial para informar que a Secretaria de Saúde “está acompanhando o caso de perto e que as informações serão veiculadas pelos canais oficiais da Prefeitura com total transparência a fim de evitar notícias falsas que espalham o pânico e em nada colaboram com a saúde pública”.

Casos suspeitos – De acordo com o Ministério da Saúde, há três situações em que o caso é considerado suspeito. Em primeiro lugar, quando a pessoa apresentar febre e pelo menos um dos sinais ou sintomas respiratórios, com histórico de viagem para país com transmissão sustentada ou área com transmissão local nos últimos 14 dias. Em segundo lugar, a pessoa que apresente febre ou pelo menos um sinal ou sintoma respiratório, com histórico de contato direto com caso suspeito ou confirmado para Covid-19, nos últimos 14 dias e; por fim, pessoa que manteve contato domiciliar com caso confirmado por Covid-19 nos últimos 14 dias e que apresente febre ou pelo menos um sinal ou sintoma respiratório.

Entre as recomendações estão lavar bem as mãos com água e sabão e usar álcool em gel, cobrir o nariz ou a boca ao espirrar ou tossir; evitar aglomerações e espaços públicos fechados se estiver doente; manter os ambientes bem ventilados; não compartilhar objetos pessoais como talheres e copos e evitar o contato direto como apertos de mão e abraços. Pessoas que estiveram em locais com casos confirmados de Covid-19 recentemente e apresentarem os sintomas devem procurar uma unidade de saúde adotando as medidas de precaução citadas acima.