PROBLEMA ANTIGO

Moradores de Praia Linda reclamam dos constantes alagamentos

Ruas e casas são invadidas pela água sempre que chove forte, como na última semana

11 JAN 2020 • POR Redação • 11h19
Carros tiveram que dar a volta para chegar a Rodovia Amaral Peixoto - Fotos do leitor

Com a chegada do verão e as pancadas de chuva que o caracterizam, os moradores do bairro Praia Linda, em São Pedro da Aldeia, voltaram a conviver com um problema que aflige a comunidade há tempos: o alagamento de ruas e casas. O transtorno voltou a ocorrer na última semana, depois de um temporal que caiu sobre a cidade, mas segundo relatos, sequer precisa chover forte para que o desconforto aconteça.

Na Rua Nelson Luiz Pedrosa, por exemplo, os motoristas tiveram que dar a volta para ter acesso à Rodovia Amaral Peixoto, em função das enormes poças d'água. A situação piora as já precárias condições da via, que não é asfaltado e está cheia de buracos. Com a água parada, outro temor é um possível aumento na incidência das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

– Mais uma vez iremos receber os carnês de IPTU que servem para melhorias, mas aqui elas não acontecem. Nós, moradores, estamos conversando para pagar o IPTU deste ano em juízo e dos próximos também, até que o senhor prefeito tome as medidas cabíveis. Sabemos, infelizmente, que é ano de eleição e ele não poderá se reeleger. Mas espero que entenda que os moradores de Praia Linda aguardam uma solução há quatro anos – cobra a moradora Elizabeth da Silva Mello, que teve a casa invadida pela água pela última chuva. 

A reportagem pediu um posicionamento da Prefeitura de São Pedro da Aldeia na última quarta-feira (8), mas ela não se posicionou até o momento. Um pedido de empréstimo de R$ 30 milhões junto à Caixa Econômica, dentro da linha de crédito Finisa, está na gaveta da Câmara Municipal desde o ano passado. Em entrevista concedida em outtubro de 2019, o secretário de Governo Eron Bezerra disse que o bairro de Praia Linda seria um dos possíveis beneficiados pelas obras de urbanização. 

Casa de moradora foi invadida pela água após última chuva