EMPREENDEDORISMO

Charitas, em Cabo Frio, recebe oficina de Modelagem de Negócios Criativos

Curso será para empreendedores culturais que participaram da Caravana RJ Criativo

8 JAN 2020 • POR Redação • 20h38

Acontecerá nos dias 14 e 15 de janeiro, na Casa de Cultura José de Dome, o Charitas, a Oficina de Modelagem de Negócios Criativos. O curso é uma parceria entre a Secretaria de Cultura e a InoveLab Ateliê da Inovação e será exclusivamente para os empreendedores cultuais que participaram da Caravana RJ Criativo que aconteceu em outubro de 2019. A inscrição será através do link: https://www.eventbrite.com/e/oficina-de-modelagem-de-negocios-criativos-cabo-frio-tickets-88690633071 e também é pedido 1kg de alimento não perecível que será entregue no dia do curso.

A oficina será dividida em duas partes que acontecerão das 9h às 13h nos dois dias e, no dia 15, das 14h às 18h o curso de sessões de mentoria de negócio. Serão selecionados 10 projetos para receberem uma sessão de mentoria de negócio, com mentores credenciados pelo Programa de Metodologia-base para Mentores – PMBM®, adotada pela ABMEN – Associação Brasileira dos Mentores de Negócio.

Segundo o facilitador Claudio Dipolito, a Oficina de Modelagem de Negócios Criativos será compacta.
– Provocamos criativos, empreendedores e empresários que atuam em setores artísticos e culturais para repensar seus projetos ou negócios, através da metodologia MindfulBusiness® que combina Design Thinking, Lean Startup, Ikigai e ferramentas visuais, empregadas na criação de startups, como Persona, Mapa de Empatia, Matriz de Valor, Canvas da Proposta de Valor e Business Model Canvas – contou Claudio.

Já as Sessões de Mentoria de Negócios serão aplicadas pelos facilitadores Patrícia Barreto e Claudio Dipolitto, que aplicarão o Programa Metodologia-base para Mentores®, que privilegia a atuação do mentor de maneira socrática, respeitando a singularidade de cada empreendedor, fazendo da sessão de mentoria um espaço de aprendizagem e autonomia para os participantes.

– O conteúdo será com: introdução à metodologia MindfulBusiness© e aos processos de Design Thinking e Lean Startup, empregando ferramentas visuais; exemplos de como a metodologia MindfulBusiness© combina o uso de Ikigai, Mapa de Empatia, Persona, Proposta de Valor e Business Model Canvas para entender ou projetar um modelo de negócio e dinâmicas e exercícios práticos de modelagem de negócio – revelou 
Patrícia Barreto.