Turismo

Cinco lugares imperdíveis para conhecer em Gramado

21 NOV 2019 • POR Redação • 14h16
Mundo de miniaturas apresenta infinidade de réplicas de pontos turísticos - Eliria Buro

Destino aclamado tanto pelos casais que vão em busca de clima de romance no inverno, quanto pelas famílias que levam os pequenos para se encantar com o Natal Luz, Gramado tem atrativos para todos os gostos. 

Localizada na Serra Gaúcha, a menos de 110 quilômetros de Porto Alegre, a charmosa cidade tem atrações, tanto naturais, quanto culturais, tanto para o público que busca relaxar, quanto quem não abre mão da diversão.

 Ao planejar um roteiro com o que fazer em Gramado, vale a pena incluir alguns pontos turísticos que são paradas obrigatórias para quem visita a cidade. A seguir, listamos cinco deles. Confira:

Rua Coberta 

Endereço mais famoso da cidade, a Rua Coberta está situada bem no centrinho, entre a avenida Borges de Medeiros e a rua Garibaldi. É um dos lugares mais movimentados do destino, contando com diversas opções gastronômicas, assim como bares e lojas. No Natal, além da decoração temática, o espaço de 100 metros de extensão abriga as apresentações de corais e musicais.

Palácio dos Festivais

Palco do maior evento de cinema da América Latina, o Festival Internacional de Gramado, o espaço fica localizado bem em frente à Rua Coberta, no centro da cidade. Realizada anualmente em agosto, a cerimônia reúne importantes nomes do mercado de filmes nacional e internacional. 

Além de contar com arquitetura peculiar, incluindo uma estátua do Kikito – troféu símbolo do festival -, o local abriga um museu que conta a história por trás do badalado evento que já acontece há mais de 45 anos.

Mini Mundo

Atração para adultos e crianças, o mundo das miniaturas de Gramado é outro passeio imperdível. O parque ao ar livre apresenta uma infinidade de réplicas cheias de detalhes de pontos turísticos ao redor do mundo. Tudo 24 vezes menor do que o tamanho real!

Do Museu do Ipiranga ao Palácio do Príncipe de Mônaco, as peças formam uma verdadeira cidade, com direito a mini habitantes, sons e atividades dinâmicas com trens rodando, jatos de água dos bombeiros apagando um incêndio, entre outros.

Em sua estrutura, o mini mundo também abriga local para alimentação, lojas temáticas e espaço infantil.

Igreja de São Pedro Apóstolo

Um dos principais cartões-postais de Gramado, a Igreja de São Pedro Apóstolo está situada na badalada avenida Borges de Medeiros, onde o agito da cidade se concentra.

Construída nos anos 1940, a paróquia chama a atenção pela imponência de sua torre, de 46 metros de altura, assim como por sua arquitetura em estilo romano, feita com quase 80 mil pedras basálticas retirada de pedreiras da região.

Além da beleza de sua fachada, a igreja se destaca pelas 12 estátuas dos apostos de Jesus, em tamanho real e com identificações, assim como lago da matriz e a Fonte do Amor Eterno – inspirada na Fontana de Trevi -, onde os apaixonados simbolizam seu amor trancando cadeados coloridos em suas grades.

Snowland

Localizado no caminho entre Gramado e Canela, o Snowland encanta adultos e crianças com sua temática gélida. Oferecendo atrativos de neve de verdade durante o ano inteiro, o parque indoor conta com apresentações lúdicas relacionadas ao tema, assim como montanha de neve para a prática de esqui, snowboard ou mega tubing, pista de patinação no gelo – onde ocorrem também espetáculos de música e dança -, hot café e muito mais.

O Snowland é indicado tanto para aqueles que buscam aventura, quanto os pequenos que sonham com seu primeiro contato com neve.

 Para aproveitar todos os atrativos do destino, a dica é reservar pelo menos 4 dias para explorar a região. É possível conhecer boa parte dos atrativos à pé, via Bustour ou com táxis e carros de aplicativo. Com todo tipo de pacote de viagem Gramado atrai casais em lua de mel, famílias em férias e grupos de terceira idade. O que não faltam são opções por lá.