ouvidoria

Ouvidoria de estudantes completa um ano 

Parcerias com órgãos e secretarias municipais agilizam solução de problema

31 OUT 2014 • POR Alex Tavares|Fotos: Arquivo Pessoal • 13h21

Criado em outubro do ano passado pela Associação Estudantil de Cabo Frio, o projeto ‘Falaê: Faladoria & Resposta’, completa um ano de mediação entre consumidores e empresas prestadoras de serviços superando expectativas. O projeto, idealizado e implantado com o objetivo de identificar as pautas das manifestações de 2013 entre os estudantes de Cabo Frio, teve como foco inicial o transporte público, mas acabou se estendendo por outras áreas conforme as demandas foram sendo identificadas.

De acordo com Matheus Avilino, presidente da Associação Estudantil de Cabo Frio, a maioria das reclamações gira em torno de problemas no transporte público, saúde, educação, telefonia móvel e limpeza urbana. Nos primeiros 12 meses de atividade, cerca de quatro mil ligações foram contabilizadas. Após o registro, a demanda é protoco-lada e repassada ao setor da empresa responsável pelo assunto. A resposta é disponibilizada pela ouvidoria através de vídeos divulgados na internet e todo o processo pode ser acompanhado pelo requerente através do protocolo numérico.

– Não tínhamos a noção da proporção que esse projeto ganharia. Felizmente, conseguimos fazer parcerias com órgãos e secretarias municipais de extrema importância, o que representa um avanço significativo na eficiência do nosso trabalho e na me-lhoria da prestação dos serviços. Como o projeto ganhou novas proporções, colocamos em funcionamento o ‘Falaê Informando’, ferramenta que nos possibilita dar o feedback (retorno) das solicitações feitas através do nosso 0800. Trata-se de vinhetas de aproximadamente 60 segundos que são veiculadas na nossa página do Facebook. Nelas, divulgamos a demanda requerida, o oficio protocolado pela empresa e a resposta da mesma. Conseguimos parcerias importantes com algumas das áreas que mais recebem reclamações, como a secretaria de Saúde, a empresa que presta serviço de transporte público na região – destacou.

O presidente da Associação de Estudantes de Cabo Frio observa que a ouvidoria tem apenas a função de mediar os conflitos, cabendo às empresas responsáveis o papel de solucionar os problemas constatados.

– Não temos a capacidade de resolver os problemas diretamente, apenas encaminhamos as demandas para os responsáveis e tentamos agilizar a resolução dos mesmos. Contamos ainda com a parceria de órgãos como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que nos dá o respaldo jurídico necessário, além da parceria com veículos de comunicação e com a secretaria de Saúde de Cabo Frio. Devido à quantidade de reclamações sobre o transporte, coordenadores do projeto se reúnem regularmente com representantes da empresa responsável pelo transporte coletivo. Nas reuniões, os diretores da empresa analisam as reivindicações e buscam respostas para cada solicitação. Infelizmente, a mesma recep-tividade e percepção da importância do nosso trabalho não é compartilhada pela Companhia de Serviços de Cabo Frio (Consercaf) e secretária de Educação, alvos constantes de criticas, mas que fecham as portas para nossa tentativa de mediação – revelou Matheus Avilino.

O telefone de atendimento do ‘Falaê: Faladoria & Resposta’ é 0800-020-0808. As demandas podem ser feitas de forma anônima, de segunda a sexta, de 7h às 19h.