contas

Câmara deve votar contas de Marquinho nesta terça-feira

Ex-prefeito vai precisar de 12 votos para reverter parecer contrário

8 JUL 2019 • POR Redacao I Arquivo Folha • 21h24

A Câmara Municipal de Cabo Frio deve fazer nesta terça-feira (9) a votação das contas municipais de 2017, da gestão do ex-prefeito Marquinho Mendes. O balanço financeiro daquele ano foi reprovado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ).

Como a Comissão de Finanças, Orçamento e Alienação da Câmara seguiu o parecer contrário o TCE-RJ, Marquinho vai precisar do voto de dois terços da Casa, ou seja, de 12 vereadores, para escapar da reprovação e de ficar inelegível por oito anos, ao menos, por esse motivo, afinal ele já cumpre pena por condenação na Justiça Eleitoral, por abuso de poder nas eleições de 2016.

Em todas as declarações que fez até agora, o ex-prefeito tem manifestado otimismo pela aprovação das contas. De qualquer forma, ele anda próximo dos parlamentares, a maioria da  base de apoio do seu governo, entre janeiro de 2017 e abril de 2018. Na semana passada, durante comemoração do aniversário do presidente da Câmara, Luis Geraldo (PRB), Marquinho esteve presente, mostrando proximidade do Legislativo.

Entre os problemas encontrados nas contas estão o pedido de créditos adicionais de R$ 5,3 milhões sem que se apontasse a fonte de receita, bem como 29 impropriedades, entre elas, o déficit de mais de R$ 2,2 milhões e o uso de 66% da receita corrente líquida para pagar a folha de pessoal, o que contraria a Lei de Responsabilidade Fiscal.