reforma

Obras na Rua dos Biquínis, em Cabo Frio, estão quase concluídas

Já a intervenção nas áreas de lazer da Gamboa ainda não começou 

15 OUT 2014 • POR Texto e fotos: Sérgio Meirelles • 13h24

A reforma na famosa Rua dos Biquínis, na Gamboa, está a pleno vapor e, para alegria de clientes e lojistas, ela deverá estar concluída em meados de novembro. Não muito longe dali, os moradores do bairro convivem com o abandono de suas praças e áreas de lazer. Enquanto o presidente da Associação Comercial, Sílvio Rodrigues, comemora as melhorias no Shopping Moda Praia, o presidente da Associação dos Moradores, Edson Francisconi dos Santos, o Dinho, aguarda com ansiedade o início das obras de recuperação dos pontos públicos que foram prometidas pelo prefeito Alair Corrêa. 

Hoje, quem passa pela Rua dos Biquínis se depara com um movimento intenso de clientes e de trabalhados da empreiteira responsável pela reforma do shopping, um dos ‘points’ da cidade mais visitados por turistas durante todo o ano. Segundo o presidente da Associação Comercial, a obra iniciou há pouco mais de um mês e deve ser concluída até o dia 20 de novembro. A reforma, de acordo com Rodrigues, custará aos cofres públicos cerca de R$ 2,2 milhões.

– Há 12 anos que não se fazia nada na Rua dos Biquínis. O piso estava cheio de buracos e a cobertura foi danificada pela chuva de granizo. Tudo está sendo refeito e deixando o local como era antes, inclusive com um novo jardim. Nós, os lojistas, e acredito que também os clientes ficarão satisfeitos com a reforma – disse Rodrigues.

Alegria de uns, tristeza de outros. A um quarteirão do shopping, na Rua Jorge Veiga, o campo de futebol público está parcialmente destruído. O espaço foi inaugurado há aproximadamente 12 anos e desde então nunca passou sequer por manutenção. A grama verde que no início cobria todo o terreno e fazia a bola rolar sem dificuldade não se vê mais. Em seu lugar ficou a areia grossa e os punhados de capim que teimam em permanecer no local. Parte da grade que circunda o campo e que deveria protegê-lo da invasão de animais e de vândalos está tombada e arrebentada.

Mas não é só isso. Os refletores não iluminam mais nada, pois estão com suas lâmpadas queimadas, não há banheiro e tampouco vestiários para os usuários. Sem outro lugar para treinar os alunos da escolinha de futebol do bairro, o professor de futebol David Barbosa, de 19 anos, leva os garotos para o campo mais cedo para aproveitar a luz do dia. É claro que, com tantos desníveis no terreno e a total falta de estrutura, o aprendizado fica comprometido.

– Sempre dei aula de futebol neste campo. Nunca vi fazerem uma reforma. Não tenho outro lugar para treinar os garotos. Espero que um dia eles consertem a grade, os refletores e reimplantem a grama – disse esperançoso o professor.

Se depender da dedicação do presidente da Associação de Moradores da Gamboa e do cumprimento da promessa do prefeito Alair Corrêa, o sonho do professor David será realizado em breve. Segundo Dinho, como é conhecido no bairro, há três meses o prefeito lhe prometeu fazer uma obra no campo de futebol e entregá-lo novinho em folha aos moradores.

– O projeto de reforma foi feito pela nossa associação e entregue ao prefeito. O campo será totalmente modificado e oferecerá mais conforto aos usuários. Ele terá grama sintética, banheiros e vestuários. Alair Corrêa me disse que a obra irá começar a qualquer momento – contou, confiante, Dinho.

A promessa de Alair Corrêa aos moradores da Gamboa não param por aí. De acordo com Dinho, o prefeito se comprometeu também em recuperar a Praça Major Antônio Terra, a mais importante do bairro, e onde funcionam outras áreas de lazer, como o parquinho infantil e a quadra de futevôlei. Os dois espaços também estão bem deteriorados. O piso de feltro do parque está descolando e os brinquedos estão danificados. A grade que cerca a quadra está destruída em vários pontos.

– Temos outros planos para a praça, com a construção de uma academia para os idosos. Esperamos que o prefeito consiga concluir essas obras até abril do próximo ano, pois em maio acontece em nosso bairro a tradicional festa do trabalhador – pediu Dinho.