Geral

Alunos do Colégio Miguel Couto aprendem como se faz um jornal

Estudantes do 1º ano do Ensino Médio estiveram ontem na redação da Folha e fizeram perguntas

19 MAR 2019 • POR • 10h47

Estudantes do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Miguel Couto estiveram nesta segunda-feira (18) na sede da Folha dos Lagos para aprenderem como é a rotina de um jornal.

Eles foram levados pela professora de inglês Maria Helena Nogueira, que está fazendo um trabalho com os alunos dentro da disciplina de empreendedorismo.

- Eles vão fazer um jornal como parte do trabalho. E aqui eles aprendem a parte técnica de como montar um texto jornalístico, como diagramar um jornal. Isso é muito legal e porque desperta novos conhecimentos - diz Maria Helena.

Os alunos foram recebidos pelo diretor Rodrigo Cabral, pelo repórter Tomás Baggio e pelo diagramador Júlio Matos.

Primeiro, Rodrigo e Tomás fizeram uma apresentação no auditório do jornal e responderam as curiosidades dos estudantes. Temas como fake news e a rotina de uma redação de jornal estiveram na conversa.

Depois os alunos foram levados até a redação e foram apresentados por Júlio ao sistema de diagramação e impressão.

- Foi bem legal. Tirou nossas dúvidas e aprendemos como se prepara uma reportagem. Vimos que vocês vão para a rua fazer as entrevistas, depois voltam, fazem o texto e organizam tudo isso pra montar a capa. Gostei muito de ver como funciona - disse o aluno Caio Vianna da Silva, de 15 anos.

Nesta terça (19) e quarta (20), outras duas turmas do mesmo colégio irão visitar o jornal. Depois os alunos serão divididos em grupos para montar uma edição de jornal que irá abordar temas relacionados ao colégio.