Geral

Prefeitos vão cobrar de Witzel despoluição da lagoa

Renatinho, Chumbinho e Grasiella visitaram ontem antigo canal da Álcalis

22 FEV 2019 • POR • 09h25

Prefeitos dos municípios banhados pela Lagoa de Araruama irão entregar ao governador do estado, Wilson Witzel, um documento para cobrar ações de despoluição da laguna, como dragagem e abertura de canais. Ontem, os prefeitos de Arraial do Cabo, Renatinho Vianna; de São Pedro da Aldeia, de Cláudio Chumbinho, e de Iguaba Grande, de Grasiella Magalhães fizeram uma vistoria no canal da antiga Companhia Nacional de Álcalis. 

A inspeção também contou com a presença do vice-prefeito de Iguaba, Leandro Coutinho, que acumula a função com a presidência do Comitê de Bacias Lagos São João. Adriano Moreno, de Cabo Frio, e Lívia Bello, de Araruama, foram as ausências na vistoria. De acordo com Renatinho Vianna, é preciso que os municípios ajam em conjunto para avançar nessa questão. Depois de tudo o que foi visto, o prefeito cabista classificou a situação como ‘preocupante’.

– A lagoa tem lutado para sobreviver, mas vai ter uma hora que não vai dar mais. Tomara que essa união de forças nos ajude a ter êxito nessa questão, que é salvar a lagoa e preservar o que nós temos de melhor, o nosso patrimônio natural, e que os meus netos tenham o mesmo prazer de contemplar a lagoa que eu tive – disse Renatinho, que também lembrou do despejo do esgoto na laguna. 

Por sua vez, Chumbinho relembrou a fiscalização feita anteriormente. 

– Há 2 anos tivemos aqui neste local e fizemos uma fiscalização e o Estado se comprometeu em olhar a situação desse canal porque precisamos de licenças para abrir relembra o prefeito de São Pedro. 

A prefeita de Iguaba fez coro com os colegas. 

– A situação da lagoa tem implicações seríssimas na saúde dos moradores e turistas, sem contar o crime ambiental, por isso a gente faz esse apelo ao governo do estado – disse Grasiella.

Amanhã, às 9h, será realizada uma reunião pública na orla do centro de São Pedro da Aldeia para tratar da abertura do canal de Massambaba e de cobrar uma intervenção direta do governador junto à agência reguladora Agenersa e às concessionárias para dar fim ao despejo de esgoto na lagoa, além da construção de rede separadora. Haverá outra reunião em Iguaba, na semana que vem.