quarta, 24 de abril de 2024
quarta, 24 de abril de 2024
Cabo Frio
22°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Geral

Sicoob Fluminense inaugura agências em Cabo Frio e na Armação dos Búzios

Cooperativa financeira investe em expansão na Região dos Lagos e contribui para o desenvolvimento econômico dos municípios da Costa do Sol

25 janeiro 2022 - 10h05Por Redação

A cooperativa financeira Sicoob Fluminense, com sede em Campos dos Goytacazes (RJ), inaugura no dia 27 de janeiro uma agência na Armação dos Búzios, na Região dos Lagos, e no dia 10 de fevereiro uma unidade em Unamar (em Cabo Frio), no Estado do Rio de Janeiro. Em Búzios, o endereço é Avenida José Bento Ribeiro Dantas casa 1, parque das Acácias, Praia de Manguinhos. Em Unamar, o imóvel está localizado na rua A, quadra 3, lote 3, no bairro Chácaras Gargoá.

"Apesar das dificuldades nos últimos dois anos, devido à pandemia da Covid-19, o Sicoob Fluminense mantém, com planejamento e realização de pesquisas de mercado, a estratégia de expansão, com abertura de novas agências. A Região dos Lagos é uma área de grande relevância turística e com potencial de crescimento de diferentes setores da economia. Estamos contribuindo para o desenvolvimento dessa região", diz Neilton Ribeiro da Silva, diretor-presidente do Sicoob Fluminense.

E está prevista para março deste ano a inauguração de uma agência da mesma cooperativa no município de Iguaba Grande, e outras em Campos dos Goytacazes, na rua Doutor Beda, parque Turf Club, e Macaé, ao lado da Rodoviária, ainda sem data marcada. 

O Sicoob Fluminense faz parte do Sicoob Rio (presente nos 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro), que reúne ainda as cooperativas financeiras Sicoob Cecremef, Sicoob Coomperj, Sicoob Coopjustiça, Sicoob Coopvale, Sicoob Empresas RJ e Sicoob Servidores, estruturadas pelo Sicoob Central Rio.

O Sicoob é uma das maiores instituições do setor de cooperativismo financeiro do país. Desde o começo da pandemia, em 2020, cooperativas do Sicoob em todo o país têm concedido empréstimos emergenciais com taxas acessíveis e favoráveis aos empresários. Em 2021, cooperativas filiadas à instituição ofereceram crédito via Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe) do Sebrae, Pronampe e com recursos próprios.

No Rio, o Sicoob, via cooperativas filiadas, é um dos parceiros da Prefeitura no Crédito Carioca. Além disso, o Sicoob Rio oferece a linha de crédito Energize (sicoobrio.com.br/energize), com condições exequíveis para projetos de energia renovável e outras iniciativas com foco em sustentabilidade. Um dos propósitos da Energize é incentivar empreendedores a colocar em prática o conceito ESG (sigla em inglês de environmental, social and governance). A expressão define práticas que referem uma organização socialmente consciente, sustentável e corretamente gerenciada, não preocupada apenas com lucro.

Assim, a linha Energize é destinada a interessados em desenvolver ou ampliar atividades empresariais com fontes de energia renováveis, à aquisição de veículos elétricos ou híbridos, a programas de governança para capacitação de recursos humanos e a apoio à cadeia produtiva sustentável.

 "Nossas ações empresariais e de investimento levam em conta a sustentabilidade", diz George Figueiredo, gerente de crédito do Sicoob Central Rio (https://www.sicoob.com.br/web/sicoobcentralrio), organização que coordena o Sicoob Rio.

"Estamos empenhados em adequar os nossos produtos e serviços financeiros aos cooperados, pessoa física e jurídica.  Isso implica também em propor soluções com prazos adequados, ganhos energéticos, redução de poluentes, racionalização de processos e treinamentos", acrescenta Figueiredo.

O cooperativismo financeiro oferece a pessoas físicas e jurídicas os mesmos produtos e serviços do setor bancário, porém com o intuito de fomentar o desenvolvimento social e justiça financeira dos seus associados e de suas comunidades. No Sicoob, os associados são donos, participam das decisões e dos resultados em uma organização administrada democraticamente, possibilitando a todos excelentes taxas, rendimentos maiores e o recebimento das sobras líquidas apuradas ao término de cada período. Os depósitos nas cooperativas contam com a proteção do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito, o FGCoop.

Sobre o Sicoob – Instituição financeira cooperativa, o Sicoob tem mais de 5,6 milhões de cooperados e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Oferece serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, marketplace, dentre outras soluções financeiras.

O Sicoob é a única instituição financeira presente em mais de 300 municípios, é formado por 357 cooperativas singulares (de livre admissão), 16 cooperativas centrais e pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS), composto por uma confederação e um banco cooperativo. Ademais é processadora e bandeira de cartões, administradora de consórcios, entidade de previdência complementar, seguradora e tem um instituto direcionado para o investimento social. Ocupa a segunda colocação entre as organizações financeiras com maior quantidade de agências no Brasil, segundo ranking do Banco Central. São 3.666 pontos de atendimento em duas mil cidades do país. Acesse https://www.sicoob.com.br/ para mais informações.