quinta, 28 de março de 2024
quinta, 28 de março de 2024
Cabo Frio
23°C
Alerj Superbanner
Alerj Reb banner
REFLORESTAMENTO

Projeto de revitalização do Parque do Mico-Leão-Dourado entra em nova fase em Cabo Frio

Cerimônia foi realizada nesta terça-feira (17) com alunos de escola municipalizada de Tamoios

18 maio 2022 - 11h06Por Rodrigo Branco

Alunos da Escola Estadual Municipalizada Tosana, em Tamoios, distrito de Cabo Frio, presenciaram um momento especial nesta terça-feira (17), no Parque Natural Municipal do Mico-Leão-Dourado. No local foi inaugurada a nova fase do projeto de reflorestamento e revitalização. As ações integram o Programa Cidades+Verdes, do Ministério do Meio Ambiente, e são realizadas por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Cabo Frio e o Instituto EcoVida.

Na cerimônia, o prefeito José Bonifácio destacou a presença das crianças no espaço e celebrou a recuperação desta importante unidade de conservação ambiental.

“Essa área fantástica de Cabo Frio vinha sendo degradada. É uma alegria imensa a execução deste projeto. Hoje vemos as crianças da Tosana marcando presença e já se ambientando, mas queremos ver diariamente este espaço sendo ocupado pelos alunos da rede pública e também da rede privada. Aqui eles vão valorizar a vida e se surpreender com tudo que o local pode oferecer”, declarou Bonifácio.

No planejamento está o plantio de 10 mil mudas de espécies nativas nas áreas degradadas. Para alcançar este objetivo, também foi inaugurado no espaço um viveiro permanente para a produção de mudas de 25 espécies da Mata Atlântica, com grande importância para a biodiversidade.

Entre as espécies cultivadas, grande parte já foi direcionada para o plantio, com destaque para o jaborandi, que revitaliza o lençol freático e produz uma fruta que alimenta boa parte dos animais que habitam a região.

Autor da emenda parlamentar que arcou com os custos do projeto, o deputado federal Paulo Ramos agradeceu a parceria das esferas federal, estadual e municipal, e destacou a preservação da natureza como crucial no desenvolvimento da sociedade.

“É motivo de muita alegria reunir todas as esferas administrativas neste trabalho em conjunto, onde todos os lados foram decisivos. Fica aqui um legado e um símbolo de luta vitoriosa pela preservação do mico-leão-dourado. Ninguém sobrevive sem olhar com carinho para a conservação da natureza”, frisou o deputado federal Paulo Ramos.

No espaço foi instalado um meliponário para a criação de abelhas sem ferrão, inclusive com espécies ameaçadas de extinção. Também foram construídas ocas para aulas de educação ambiental e meditação, e foi inaugurado o pórtico de entrada do parque. O espaço vai receber ainda o cercamento de 3 mil metros lineares de áreas de preservação ambiental.

De acordo com o secretário de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, André França, o projeto prevê, ainda, a implantação de projetos de educação ambiental, com a participação das escolas de Cabo Frio.

“Graças à cooperação dos poderes pudemos ter este dia de celebração e materialização deste projeto. Ver pessoas tão comprometidas e dedicadas a tornar este espaço melhor traz muita felicidade, e vamos ajudar a tornar o local mais arborizado e com melhores condições para que sejam desenvolvidos projetos de conscientização e cidadania ambiental para os alunos cabo-frienses”, concluiu André.

Também compuseram a mesa da cerimônia: Luiz Soraggi, secretário executivo da Anamma; Flávio Gonçalves, subsecretário de Conservação da Biodiversidade e Mudança do Clima da Secretaria Estadual de Ambiente e Sustentabilidade do Rio de Janeiro; Dhanyelle Garcia, secretária de Meio Ambiente e Saneamento de Cabo Frio; Rosalice Fernandes, secretária adjunta de Meio Ambiente e Saneamento em Tamoios; Emiliano Reis, coordenador do ICMS Ecológico; Ricardo Santana, coordenador Estadudal do Instituto Ecovida, e o vereador Oseias de Tamoios.

O Parque Natural Municipal do Mico-Leão-Dourado está localizado na Estrada do Contorno, no Centro Hípico, no distrito de Tamoios. Para quem deseja conhecer, o local fica aberto para visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.