Assine Já
quinta, 28 de outubro de 2021
Região dos Lagos
23ºmax
18ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 52450 Óbitos: 2151
Confirmados Óbitos
Araruama 12382 441
Armação dos Búzios 6530 73
Arraial do Cabo 1736 93
Cabo Frio 14792 880
Iguaba Grande 5486 140
São Pedro da Aldeia 6993 289
Saquarema 4531 235
Últimas notícias sobre a COVID-19
ARRAIAL DO CABO

Operação para retirada dos quiosques da Praia do Forno teve início hoje (3)

Operação acontece em cumprimento da decisão referente à Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público Federal

03 dezembro 2019 - 19h03Por Redação
Operação para retirada dos quiosques da Praia do Forno teve início hoje (3)

Teve início na manhã desta terça-feira (3) o processo de retirada dos quatro quiosques localizados na Praia do Forno, em Arraial do Cabo. A operação, que começou às 8h, teve participação da Guarda Ambiental Marítima, Segurança Pública, Meio Ambiente, com o apoio da Polícia Militar, IDAC e FIPAC.

A retirada dos quiosques acontece em cumprimento à determinação da Justiça Federal, por meio da Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público Federal, em andamento desde 2003, cujo objeto são as irregularidades apontadas sobre a construção dos quiosques desrespeitando as normas ambientais, sem qualquer licença dos órgãos de fiscalização ambiental federais.

O juiz federal, diante do descumprimento da decisão judicial de Abril deste ano por parte dos quiosqueiros, determinou que o município, que também é réu na ação, fizesse a demolição.

Em julho deste ano, a secretaria do Ambiente instalou placas informativas na praia, dando ciência a todos sobre o ocorrido. Desde outubro, a prefeitura também cumpriu a decisão de cassar e abster-se de conceder licenças e alvarás desses quiosques, procedendo à interdição e suspensão das atividades comerciais no local até que os órgãos federais fossem ouvidos e que o juiz deliberasse acerca da demolição.

A Prefeitura de Arraial do Cabo tomou ciência da decisão no dia 30 de outubro, sob multa pessoal diária de R$ 500,00 ao prefeito Renatinho Vianna, em caso de descumprimento. O prazo estipulado foi de 60 dias. 

As estruturas estão sendo desmontadas, e embarcações fazem o transporte do material dos quiosqueiros e entulhos para a Marina, na Praia dos Anjos. Agentes da Guarda Ambiental Marítima estão na subida da trilha na Praia do Forno, instruindo os moradores e turistas sobre a ação e alertando sobre os locais onde a permanência deve ser evitada, em função da operação. O acesso à praia não foi interditado. Proprietários de embarcações que fazem o passeio de barco, também receberam orientações. A previsão é de que os trabalhos terminem na quinta-feira (5).

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.