quinta, 28 de março de 2024
quinta, 28 de março de 2024
Cabo Frio
23°C
Alerj Superbanner
Alerj Reb banner
QUE SEJA DOCE

Na Páscoa da carestia, consumidores tentam driblar altos preços dos chocolates

Muita gente lança mão de 'lembrancinhas' e produtos artesanais para não deixar de presentear familiares e amigos

15 abril 2022 - 13h19Por Rodrigo Branco

A inflação deixou as compras para a Páscoa com ares de ‘caça ao tesouro’, daquelas feitas com ovinhos de chocolate. Contudo, entre os consumidores, o objetivo da ‘gincana’ é conseguir presentear amigos e parentes sem comprometer o orçamento. Em tempos de crise, a saída tem sido buscar alternativas como substituir as marcas mais conhecidas por produtos artesanais ou até mesmo lançar mão das lembrancinhas, sejam barras de chocolates ou caixas de bombons, antes comuns em outras datas, como o Natal.

Em uma filial de uma grande rede de varejo em Cabo Frio, era possível ver mais gente pesquisando e comparando preços do que na fila do caixa para pagar a conta. Reflexo de uma postura mais cautelosa, sobretudo, por causa da grande diferença de preços encontrada de um estabelecimento para o outro. De acordo com um levantamento feito pelo Procon de Cabo Frio, o valor do chocolate pode variar até 77% nas lojas visitadas pelos fiscais. 

Acompanhada da pequena Valentina, de cinco anos, a enfermeira Luciana Figueiredo explica que, entre as estratégias adotadas, está a compra de caixas de bombons e barras de chocolates para a montagem de pequenos kits, mais em conta, para não deixar ninguém de mãos abanando. Feliz, a criança carregava um ovo maior, graças a um presente dado pelo tio.

– São três barras por dez reis ou então a caixa, que a gente divide os bombons em saquinhos e separa para todo mundo, se não ninguém ganha. As pessoas vão mais para barra do que ovo de Páscoa em si. E se comprar ovo de Páscoa, para três crianças, como pode dividir? Compra uma caixa de chocolate e divide para elas – ensina.

Ao lado da filha Valentina, Luciana Figueiredo foi às compras

 

Por sua vez, alguns consumidores adotaram o parcelamento da compra como forma de encher as sacolas. 
– Está tudo cada vez mais caro. Primeiro, a gente viu na televisão que (o ovo de Páscoa) estava em promoção aqui. E preparou o cartão de crédito que a ‘pancada’ vem depois. Inclusive pode parcelar – comentou Thiago César José, que no momento está sem trabalho.

Para o economista Fábio Neves, mais do que um gesto de carinho e atenção, dar ‘lembrancinhas’ de Páscoa é sinal do aumento do custo de vida, motivado pela inflação, e da perda do poder de compra da população.
– Não sobra muito espaço no orçamento, lembrando que ele tem que cumprir as questões básicas como alimentação, moradia, transporte, comunicação, lazer e, dentro desse conjunto, presentear as pessoas. A renda está mais estreita e apertada – explica o especialista.

Venda de chocolates artesanais ganha impulso neste ano

O mercado de chocolates caseiros não tem do que reclamar nesta Páscoa. Para fugir dos preços, que podem chegar a R$ 90, dependendo da marca do produto, muita gente resolveu presentear os mais próximos com guloseimas feitas artesanalmente, longe das grandes fábricas. A microempresária Simone Guimarães, dona da Guiro’s Brownies, comenta que houve um aumento no número de encomendas em relação aos festejos pascais do ano passado, o primeiro da firma.

– Imagino que (o aumento das encomendas) seja devido ao aumento dos preços dos ovos nas grandes lojas. Quem compra o artesanal percebe a diferença no sabor, na qualidade, no cuidado e acaba comprando novamente – ressalta Simone, que trabalha com ovos de colher com a casca de brownie, barra recheada e montagem de kits personalizados. 

A empreendedora Yasmim Morado, da Yasmim Brigadeiros, também destacou as vantagens da opção pelos produtos artesanais.

– Nós estamos no ramo de alimentação desde 2016 e a gente tem percebido uma busca crescente por produtos artesanais, desde quando tínhamos restaurante fit, hamburgueria e comida mexicana, mas um dos problemas do artesanal é que os custos dos insumos e mão de obra que não são baratos porque o artesanal preza sempre por manter a qualidade do produto, e conosco não é diferente. E esse custo se torna um complicador porque nós vivemos em uma cidade e uma região de renda per capita baixa – analisa.

Ovo de colher é uma das alternativas para Páscoa (@yasmimbrigadeirosbr)

 

O custo de produção exige um maior planejamento para não haver prejuízos, segundo a dona da Guiro’s Brownies.

– Nossa matéria prima, assim como os produtos em geral, está supercara. Por isso pedimos que as encomendas sejam feitas com antecedência para termos uma noção e podermos nos organizar. Mas sempre nos últimos dias é que aumentam os pedidos. Tenho que ir quase todos os dias aos mercados buscando as promoções do dia. Já consulto os encartes antes nas redes sociais para facilitar. Sempre buscamos oferecer um produto de qualidade com um preço legal para poder fidelizar nossos clientes e ganhar mais alguns – explica Simone Guimarães, que aceita encomendas pelo telefone (22) 99704-2956.

De acordo com o economista Fábio Neves, o aumento no custo de produção de ovos e barras, entre outras razões, pela inflação de 12,5% nos últimos 12 meses no preço do cacau, produto do qual se deriva o chocolate e que tem o valor regulado no mercado internacional.

– O que pesa no nosso dia a dia é essa inflação de custos, associado aos combustíveis, ao custo de vida de maneira geral, dos produtos e dos serviços. Esse componente acaba entrando na nossa conta. Outro é a concorrência. Se a gente não tiver uma concorrência muito acirrada, na ponta, como consumidor, a gente não usufrui desses benefícios de comprar esse chocolate mais barato – conclui.

Serviço:

– Guiro's Brownie – As encomendas para a Páscoa estão encerradas, mas a empresa recebe pedidos durante todo o ano. A página no Instagram é @guirosbrownie.

– Yasmim Brigadeiros – Os pedidos podem ser feitos pelo WhatsApp (22) 99704-2956. Nas redes sociais, a empresa pode ser encontrada na página @yasmimbrigadeirosbr.