quinta, 28 de março de 2024
quinta, 28 de março de 2024
Cabo Frio
25°C
Alerj Superbanner
Park Lagos beer fest
À ESPERA DO DINHEIRO

Instalação de campus da Uerj em Cabo Frio depende de aprovação do orçamento da Alerj

Verba para realização das obras necessárias para readequação do espaço depende da aprovação do orçamento de 2022 por deputados

05 fevereiro 2022 - 12h00Por Redação

Anunciada em outubro de 2021, durante inauguração do Hospital Universitário Reitor Hesio Cordeiro (antigo Unilagos), em Cabo Frio, a tão sonhada instalação do campus da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) na cidade está, agora, nas mãos dos deputados da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). É que após o reitor Ricardo Lodi anunciar que a presença da universidade na Região dos Lagos não se limitaria somente ao hospital, em dezembro foi publicada no Diário Oficial do Estado a desapropriação do local que será ocupado pela faculdade, mas a verba para realização das obras necessárias para readequação do espaço está dependendo da aprovação do orçamento de 2022 na Alerj.

O imóvel desapropriado fica ao lado do prédio do Hospital Universitário Reitor Hesio Cordeiro, no bairro Jardim Flamboyant. Agora a Uerj aguarda que o Governo do Estado repasse para a universidade o dinheiro necessário para realizar as obras de adequação de salas de aula, laboratórios e outros ambientes.

– Porém, para iniciar as obras de adequação, é necessário que a Alerj aprove o orçamento de 2022 para a Uerj. Isso deveria ter acontecido em dezembro. Espera-se que a Alerj o faça ainda em fevereiro, após os deputados voltarem do recesso. Somente com a aprovação do orçamento será possível iniciar o trabalho de adequação do local ainda em 2022 - informou a assessoria da universidade em nota à Folha dos Lagos.

Inicialmente, os cursos previstos para o campus de Cabo Frio são Ciências Médicas, Ciências Ambientais e Geografia. Mas, futuramente, segundo a Uerj, outros poderão ser acrescentados. Somente para Ciências Médicas serão oferecidas 40 vagas. Também na inauguração do Hospital Universitário Reitor Hesio Cordeiro, o reitor da Uerj, Ricardo Lodi, anunciou que, além da instalação da universidade, a instituição também tinha planos de promover ações extensionistas direcionadas à população.

- No caso da área de medicina, por exemplo, seria uma forma de atender a demanda de alunos da região por esse curso. O mesmo se aplica aos professores locais interessados em dar aula no campus de Cabo Frio. Além disso, após iniciar o curso, a Uerj pretende que alunos e professores se integrem ao sistema de saúde e à comunidade de Cabo Frio e Região dos Lagos - informou à Folha o diretor da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), professor Mario Fritsch.