sábado, 20 de abril de 2024
sábado, 20 de abril de 2024
Cabo Frio
22°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Geral

Hospital Universitário Reitor Hesio Cordeiro, em Cabo Frio, ainda não atende casos de covid

Unidade, no momento, não oferece todos os serviços anunciados em inauguração com presença do governador Cláudio Castro

04 fevereiro 2022 - 19h46Por Redação
Hospital Universitário Reitor Hesio Cordeiro, em Cabo Frio, ainda não atende casos de covid

Após quase quatro meses de inauguração, o Hospital Universitário Reitor Hesio Cordeiro (antigo Unilagos), em Cabo Frio, ainda não está funcionando com os serviços que foram anunciados. No dia 15 de outubro de 2021, o governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, esteve na cidade participando da solenidade, e anunciou que, inicialmente, o local iria priorizar o atendimento aos pacientes com covid-19 e o tratamento das sequelas provocadas pela doença.

No entanto, em resposta à Folha esta semana, a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), que administra o espaço, confirmou que ainda não há atendimento para pacientes com covid. Após a inauguração, o Hospital Universitário passou um mês e meio fechado: ele só começou a funcionar no dia 8 de dezembro. Desde então, segundo a Uerj, são realizados apenas “atendimentos clínicos, em enfermaria, de pacientes adultos e idosos encaminhados pelo Sistema de Regulação do Estado (Sisreg) para cardiologia, neurologia e infecção respiratória não covid, que não precisam de oxigênio contínuo nem de ventilação mecânica”.

Durante a inauguração, o Governo do Estado anunciou que o Hospital Universitário Reitor Hesio Cordeiro estava sendo entregue com capacidade para até 50 leitos, e que os leitos de UTI estavam equipados com ventiladores mecânicos e monitores multiparâmetros doados pela Rede D’Or, por intermediação do Movimento União Rio. Também foi anunciado que hospital iria atuar com cerca de 380 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais, fonoaudiólogos e pessoal administrativo. Quatro meses depois, essa realidade também é outra.

À Folha, a assessoria da Uerj informou que o hospital não é uma unidade de saúde para emergência e que ainda não há atendimento para cirurgias e UTI. Revelou, também, que atualmente, a equipe conta com aproximadamente 200 pessoas, entre os que atuam nas áreas da saúde, administrativa e apoio. E que somente quando estiver em pleno funcionamento terá estrutura para internação, com cerca de 50 leitos, cirurgias e UTI. A universidade não informou, no entanto, em quanto tempo esses serviços, anunciados na inauguração, estarão de fato funcionando. A unidade, que era da iniciativa privada, estava fechada desde dezembro de 2020, e foi incorporada à Uerj por meio de parceria com o Governo do Estado, possibilitando a reabertura como hospital universitário do Sistema Único de Saúde (SUS).