Assine Já
quarta, 21 de outubro de 2020
Região dos Lagos
26ºmax
19ºmin
Mercado Tropical
Mercado Tropical Mobile
TEMPO REAL Confirmados: 9339 Óbitos: 478
Confirmados Óbitos
Araruama 1907 110
Armação dos Búzios 574 10
Arraial do Cabo 283 15
Cabo Frio 3072 166
Iguaba Grande 819 38
São Pedro da Aldeia 1434 66
Saquarema 1250 73
Últimas notícias sobre a COVID-19
Geral

Festival da Sardinha começa nesta quinta-feira em Cabo Frio

Pratos da iguaria terão preço único de R$ 15

18 junho 2014 - 23h40
Festival da Sardinha começa nesta quinta-feira em Cabo Frio
Este ano, o feriado de Corpus Christi, celebrado desta quinta-feira (18) até o domingo (22), oferece duas atrações para moradores e, claro, para os turistas que estiverem em Cabo Frio: o Festival da Sardinha e a Feira Forte. O primeiro começa nesta quinta, na Vila Nova, a partir das 18h, em sua quarta edição. No domingo abre mais cedo, às 12h. O evento terá pratos elaborados com o peixe com preço único de R$ 15, além de programação musical diferente a cada noite. A outra opção é a tradicional Feira Forte, que este ano entra na 11ª edição e abriu as portas ao público ontem. Ambas atrações vão até o domingo.
No Festival da Sardinha são 16 barracas e três estabelecimentos que comercializarão todos os pratos a base da produto. A partir do ingrediente principal o cardápio será variado com pratos como pasteis, molho de camarão, risoto, bobó, empadas e sardinha com fritas. Opções como lasanha, sardinha com salada, escabeche, escondidinho, filé, panqueca, pizza, macarrão, torta, nhoque, moqueca, bolinho e quibe também fazem parte das 17 receitas a base do peixe, rico em ômegas.  Além de ser um produto apreciado por muitas pessoas, a sardinha ainda previne o risco de infarto.
– Cabo Frio é o terceiro maior produtor de sardinha do Estado, com uma média de sete mil toneladas por ano – conta Francisco Carlos Soares da Silva, subsecretário de Desenvolvimento da Pesca e Aquicultura de Cabo Frio.
Além de acontecer durante um feriado prolongado, o festival também é simultâneo ao defeso do peixe, que começou no último domingo. Segundo Milton Roberto, um dos coordenadores da Secretaria de Turismo, o defeso está sendo respeitado.
– A captura da sardinha foi feita por uma empresa parceira da prefeitura antes do período de defeso. Foi congelada e os participantes do evento usam esse produto. O defeso foi e está sendo respeitado – garante o coordenador. O festival conta ainda com variada programação musical, começando às 22h e no domingo às 21h. Hoje, o show ficará por conta da dupla Andressa e Alex. Amanhã, é a vez da Banda Ibs 7.  No sábado, quem comanda a festa é Gutierrez e Banda e no domingo o Grupo Batuquiando.
Sardinha – Por conter grandes quantidades de ômega – um tipo de gordura essencial para o organismo e que faz bem à saúde –  a sardinha é um alimento muito  indicado para consumo. Quando contém os três tipos, o três, seis e o nove, nas quantidades corretas, especialistas afirmam que o produto é ainda melhor. Neste aspecto, a sardinha tem todos os ômegas necessários ao corpo na proporção ideal. Ainda é rica em proteína, cálcio, selênio, vitaminas B12 e D. Especialistas acreditam que o consumo seja capaz de reduzir risco de infarto, baixar o nível de triglicérides no sangue e auxiliar na prevenção de diabetes e osteoporose.