Assine Já
quinta, 21 de outubro de 2021
Região dos Lagos
20ºmax
15ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 52262 Óbitos: 2141
Confirmados Óbitos
Araruama 12321 438
Armação dos Búzios 6516 72
Arraial do Cabo 1720 92
Cabo Frio 14721 876
Iguaba Grande 5469 140
São Pedro da Aldeia 6984 288
Saquarema 4531 235
Últimas notícias sobre a COVID-19
O MAR AGRADECE

Dia Mundial do Meio Ambiente terá limpeza subaquática na Marina dos Pescadores, em Arraial

Material recolhido será levado para a Usina de Reciclagem do município

03 junho 2021 - 17h55Por Redação

A Associação da Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo (Aremac), em parceria com a Associação dos Pescadores Artesanais de Mergulho de Arraial do Cabo (Apamac), e a Associação dos Barqueiros Tradicionais Extrativistas das Praias de Arraial do Cabo (Abtepac) promovem nesse sábado (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, a limpeza subaquática da região da Marina dos Pescadores, na Praia dos Anjos.

Além dos três píeres de atracação, os mergulhadores, com apoio dos barqueiros e pescadores e dos técnicos das três instituições, farão a retirada dos detritos do fundo do mar pela enseada. A concentração será na própria Marina, às 7h. O material recolhido será levado para a Usina de Reciclagem de Arraial do Cabo, localizada próxima ao posto do BPRv. O presidente da Aremac, Eraldo Cunha, destaca a importância do evento.

– É dever de cada um zelar pela proteção ao meio ambiente. E para nós isso é mais do que uma obrigação, já que é o mar que traz o sustento da família do extrativista – disse.

QUANTIDADE DE PLÁSTICO NOS OCEANOS PODE TRIPLICAR EM DUAS DÉCADAS

De acordo com um estudo publicado pela revista National Geographic, a quantidade de lixo despejada nos oceanos pode triplicar até 2040, chegando a 29 milhões de toneladas métricas despejadas no mar por ano. No fim de 20 anos, se nenhuma medida efetiva for tomada com ações enérgicas de combate à poluição oceânica de forma global, esse acumulado por chegar a 600 milhões de toneladas de lixo no leito do mar.

No Brasil, estudos mais recentes mostram que são despejadas 640 mil toneladas de lixo no mar todos os anos e que 10% desse total é formado por material de pesca abandonado. Por isso que campanhas de educação e conscientização são frequentes na programação da Aremac durante todo o ano, em todas as praias da cidade.

– Temos que fazer o nosso dever de casa e educar as novas gerações. A Aremac também defende com austeridade a nossa costa, em ações de fiscalização permanentes – concluiu Eraldo Cunha.

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.