terça, 16 de abril de 2024
terça, 16 de abril de 2024
Cabo Frio
28°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
O MAR AGRADECE

Dia Mundial do Meio Ambiente terá limpeza subaquática na Marina dos Pescadores, em Arraial

Material recolhido será levado para a Usina de Reciclagem do município

03 junho 2021 - 17h55Por Redação

A Associação da Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo (Aremac), em parceria com a Associação dos Pescadores Artesanais de Mergulho de Arraial do Cabo (Apamac), e a Associação dos Barqueiros Tradicionais Extrativistas das Praias de Arraial do Cabo (Abtepac) promovem nesse sábado (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, a limpeza subaquática da região da Marina dos Pescadores, na Praia dos Anjos.

Além dos três píeres de atracação, os mergulhadores, com apoio dos barqueiros e pescadores e dos técnicos das três instituições, farão a retirada dos detritos do fundo do mar pela enseada. A concentração será na própria Marina, às 7h. O material recolhido será levado para a Usina de Reciclagem de Arraial do Cabo, localizada próxima ao posto do BPRv. O presidente da Aremac, Eraldo Cunha, destaca a importância do evento.

– É dever de cada um zelar pela proteção ao meio ambiente. E para nós isso é mais do que uma obrigação, já que é o mar que traz o sustento da família do extrativista – disse.

QUANTIDADE DE PLÁSTICO NOS OCEANOS PODE TRIPLICAR EM DUAS DÉCADAS

De acordo com um estudo publicado pela revista National Geographic, a quantidade de lixo despejada nos oceanos pode triplicar até 2040, chegando a 29 milhões de toneladas métricas despejadas no mar por ano. No fim de 20 anos, se nenhuma medida efetiva for tomada com ações enérgicas de combate à poluição oceânica de forma global, esse acumulado por chegar a 600 milhões de toneladas de lixo no leito do mar.

No Brasil, estudos mais recentes mostram que são despejadas 640 mil toneladas de lixo no mar todos os anos e que 10% desse total é formado por material de pesca abandonado. Por isso que campanhas de educação e conscientização são frequentes na programação da Aremac durante todo o ano, em todas as praias da cidade.

– Temos que fazer o nosso dever de casa e educar as novas gerações. A Aremac também defende com austeridade a nossa costa, em ações de fiscalização permanentes – concluiu Eraldo Cunha.