quinta, 25 de abril de 2024
quinta, 25 de abril de 2024
Cabo Frio
22°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
PRESTAÇÃO DE SERVIÇO

Conselho de Consumidores da Enel realiza reunião em São Pedro da Aldeia

Entidade convida os consumidores de energia a levarem sugestões e críticas sobre o  fornecimento de energia elétrica na região

15 março 2022 - 15h45Por Redação

O Conselho de Consumidores da Enel Distribuição Rio, estará em São Pedro da Aldeia nesta quarta-feira (16) realizando a primeira reunião regional descentralizada de 2022. O encontro tem como objetivo discutir com a comunidade local assuntos relacionados à prestação do serviço de energia elétrica pela Enel Rio. Todos os consumidores podem participar. A reunião acontecerá no auditório da Câmara Municipal de São Pedro da Aldeia às 18h, na Rua Hermogenes Freire da Costa, 179, Centro, São Pedro da Aldeia.

Criado há 20 anos pela lei federal nº 8613/1993, o Conselho de Consumidores da Enel Distribuição Rio é formado por representantes de classes de consumidores dentro da área de concessão da distribuidora de energia, como: residencial, comercial, industrial, rural, poder público e de órgãos de defesa do consumidor. Responde diretamente à Aneel e atua de forma consultiva junto a empresa com a finalidade de contribuir com a melhoria e qualidade dos serviços prestados.

Periodicamente o Conselho de Consumidores visita cidades da área de concessão da Enel para ouvir e se aproximar dos consumidores de energia. Manoel Neto, presidente do Conselho de Consumidores da Enel, afirma que é necessário realizar as reuniões regionais para aproximar o consumidor do conselho, divulgando a existência desse canal de comunicação por meio de seus representantes.

“É muito importante para nós estabelecermos um canal de comunicação aberto com o consumidor da Enel. Estamos aqui para ouvir as queixas e sugestões. Sabemos que essa é a chance de relatar as questões peculiares sobre a prestação de serviços da companhia em São Pedro da Aldeia. Somos parceiros do consumidor na cobrança de ações que melhorem essa prestação de serviço. Por isso convidamos todos os consumidores para participarem”.

Neto lembra ainda que a Enel Distribuição Rio terá representantes da região participando do evento.

Mais informações sobre o Conselho de Consumidores da Enel Distribuição Rio:  

O Conselho de Consumidores da Enel Distribuição Rio existe desde o ano de 2000, sendo formado por doze membros (6 Titulares e 6 Suplentes) que representam as classes de consumidores dentro da área de concessão da Enel, como: Residencial, Comercial, Industrial, Rural e Poder Público, além de representante do órgão de Proteção e Defesa do Consumidor. 

Sua criação está prevista no artigo 13 da Lei nº. 8.631, de 4 de março de 1993, e é regulamentada pela Resolução Normativa nº 451, de 27 de setembro de 2011, da Agência Nacional de Energia Elétrica - Aneel. Responde diretamente à Aneel e tem como função observar as operações da Enel Distribuição Rio. É responsável por analisar e avaliar questões relativas ao fornecimento de energia e às tarifas cobradas pela distribuidora. Verificar se os serviços prestados ao consumidor final estão adequados, fiscalizando e propondo sugestões e melhorias. É uma entidade pró-consumidor.