sexta, 19 de abril de 2024
sexta, 19 de abril de 2024
Cabo Frio
22°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
MUSEU VIRTUAL, EMOÇÃO REAL

Carreta do eMuseu do Esporte pode ser visitada em Búzios 

De forma interativa, o espaço conta a história de ídolos como o Rei Pelé; visitantes ainda podem surfar com simuladores e bater um papo com um holograma de Magic Paula   

02 fevereiro 2022 - 17h00Por Redação

Turistas e moradores de Búzios têm uma atração a mais neste verão e poderão além de conhecer , aprender um pouco sobre a história do esporte em diversas modalidades. A carreta do eMuseu do Esporte, de 13,5 m de comprimento, está  percorrendo diversas cidades do estado e vem atraindo a atenção de centenas de pessoas por onde passa, além de atletas consagrados. Com o objetivo  de incentivar a prática de esportes os visitantes também podem sentir a sensação de surfar ou andar de skate nos simuladores ou disputar uma prova de ciclismo virtual, de jogar tênis de mesa, basquete e vôlei sentado.

Em Buzios, a carreta está beseada na na Praça Dona Benedita, na Ferradura e pode ser visitada  até o dia 07 de 10 às 17 horas, com entrada gratuita. A coordenadora do projeto, Bianca Gama, ressaltou o papel do eMuseu do Esporte, que já percorreu as cidades de Niterói, Angra dos Reis, Bom Jesus do Itabapoana, deixando como legado o incentivo a prática do esporte. 

“A nossa expectativa é atender diariamente cerca de 400 pessoas  aqui em Búzios.  Desde que começamos a percorrer os municípios  fizemos em torno de 37 mil atendimentos. É uma grande forma de incentivarmos e mantermos a cultura do esporte em várias  modalidades”, afirmou.

A abertura do espaço em Búzios contou com a presença do prefeito do município, Alexandre Martins, do secretário de Esporte e Lazer, Luiz Augusto Martins, além  de atletas de hipismo, triatlo, surf entre outras modalidades. 

O prefeito Alexandre Martins, que participou de simulações fez questão de destacar a importância do projeto  como  forma de incentivar a prática do esporte.  

“Acredito que a educação e o esporte são capazes de mudar a vida da pessoas. Os moradores devem visitar o eMuseu para conhecer tudo o que é disponibilizado".

Alex Oliveira, atleta de triatlo, disse que o eMuseu do Esporte era uma grande oportunidade para adultos e crianças terem contato com diversos esportes.

“Estava curioso para conhecer tudo que a carreta oferece. Para a cidade e um evento de grande significado. Vale a pena visitar e participar das atividades".

O campeão de surf Sany Pires disse que o emuseu oferece a chance das pessoas pegarem a onda perfeita. “É muito irado", concluiu.

Os visitantes do museu virtual poderão sentir a sensação de surfar ou andar de skate nos simuladores ou disputar uma prova de ciclismo virtual, de jogar tênis de mesa, basquete e vôlei sentado. 

O que encontrar na Carreta do eMuseu do Esporte

São 24 ambientes diferentes, 13 galerias virtuais e 11 exposições e, nas cidades que visita, desafia atletas, profissionais e amadores, na prática virtual de várias modalidades esportivas, numa plataforma 3D.
Entre as diversas atrações, um holograma da super atleta do basquete, Magic Paula, interage com os visitantes, lembrando suas principais conquistas. Depois de Búzios, o projeto segue para Resende, Teresópolis e São Pedro d'Aldeia, encerrando o tour, no final de março, no Rio.
 
O eMuseu do Esporte (www.emuseudoesporte.com.br) tem como parceiros as prefeituras que recebem a carreta, bem como o Comitê Olímpico do Brasil (COB); Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB); Confederação Brasileira de Basketball (CBB); Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa); Confederação Brasileira de Voleibol (CBV); Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM); Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt); Comitê Brasileiro do Esporte Master (CBEM); Museu Internacional do Esporte, Desporto Militar, Vasco da Gama, Fortaleza e Juventude.
 
Do lado externo da carreta, a ideia é oferecer ao público a possibilidade de práticas esportivas amadoras, clínicas com atletas e ex-atletas; oficinas com cartilhas educativas de modalidades como esgrima, basquete, atletismo e vôlei; além da criação de material esportivo com reciclagem, chamando atenção também para a sustentabilidade.