sexta, 19 de abril de 2024
sexta, 19 de abril de 2024
Cabo Frio
22°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Geral

Cabo Frio prepara licitação para empresas interessadas em se instalar no Polo de Desenvolvimento

Até agora, quatro empreendimentos têm interesse no espaço

05 fevereiro 2022 - 16h00Por Cristiane Zotich

Já está em fase de elaboração o edital de licitação para as empresas interessadas em se instalar no Polo de Desenvolvimento Econômico de Cabo Frio, cujo objetivo é fomentar o desenvolvimento econômico da cidade por meio de ações e incentivos voltados ao setor da indústria, comércio e prestação de serviços. O Decreto Nº 6737/2021, que institui o Comitê Gestor, responsável pela elaboração do edital, foi publicado no Diário Oficial da Prefeitura no último dia 5 de janeiro. A ideia é que a licitação aconteça ainda este ano.
Criado através da Lei Municipal Nº 3306/2021, de 17 de agosto de 2021, Polo de Desenvolvimento Econômico de Cabo Frio será instalado numa área de 1.612.822 m² no loteamento Colinas do Peró I, e terá capacidade para receber 19 empresas de médio e grande porte. Até agora, quatro empresas já manifestaram interesse no local: além de uma fábrica de bicicletas e uma empresa de reciclagem, anunciadas em agosto de 2021 pela Prefeitura, também já se pronunciaram uma empresa de energia fotovoltaica, e outra do setor moveleiro. 

A expectativa do governo municipal é que a partir do lançamento do edital de licitação, outras empresas sejam atraídas e demonstrem interesse. Para isso, o Decreto Municipal Nº 6704/2021, que regulamenta a criação do Polo, informa que quem se instalar no local terá jus a incentivos fiscais na forma de isenção de todos os tributos municipais, limitados ao prazo máximo de 10 anos a contar da emissão da outorga do alvará de construção, renovável por igual período se aprovado pelo Comitê Executivo. No entanto, o incentivo não isenta a empresa de débitos anteriores existentes com a municipalidade. Mas, para ter direito à concessão dos incentivos fiscais, as empresas deverão contratar, e manter no quadro de funcionários, pelo menos um colaborador direto que seja residente no município, por cada 200 m² de área de terreno, priorizando mão de obra local. A expectativa é de que o Polo gere cerca de 300 empregos diretos e indiretos somente na primeira fase de implantação.

Embora o edital de licitação ainda esteja em fase de elaboração, algumas regras já foram definidas: os interessados em se instalar no Polo de Desenvolvimento Econômico deverão apresentar projeto contemplando tecnologias sustentáveis, que deverá englobar, pelo menos três medidas de sustentabilidade da edificação: sistema de captação de água pluvial; sistema de reuso de água; sistema de aquecimento hidráulico solar; sistema de captação de energia solar; sistema de utilização de energia eólica; utilização de energia passiva; separação de resíduos sólidos; utilização de telhado verde; permeabilidade do solo e arborização de 20% da área do lote, correspondente a porcentagem de terreno livre, sem qualquer edificação, que não possui revestimento de piso ou que possui revestimento permeável, permitindo a infiltração de água no solo.

O Decreto Municipal Nº 6704/2021, que regulamenta a criação do Polo, também determina que não poderão se instalar no local empreendimentos econômicos que possam acarretar alto nível de poluição ou agressão ao meio ambiente. O prazo de vigência da concessão de direito de uso também já foi definido: será de até 20 anos, contado da data da assinatura do termo, prorrogável por igual período, a critério do Poder Público. Após a emissão do alvará de construção, as empresas terão seis meses para iniciar as obras de instalação no local, e um ano para conclusão e início de suas atividades, contados da outorga do alvará de construção, podendo este prazo ser prorrogado, após a avaliação do Comitê Executivo.

Outras regras serão definidas somente após a conclusão do edital de licitação. As reuniões para elaboração do documento, segundo a Prefeitura, estão sendo realizadas com frequência, “mas por ser um trabalho intersetorial ainda não há uma data final”. A expectativa do governo municipal, no entanto, é de que o Polo de Desenvolvimento Econômico de Cabo Frio se torne uma realidade ainda este ano: “assim que ocorrer a licitação, a implantação das empresas será de imediato”, informou a Prefeitura.