sexta, 26 de abril de 2024
sexta, 26 de abril de 2024
Cabo Frio
26°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Geral

Cabo Frio define estratégias de segurança para as unidades de ensino do município

Ações foram estabelecidas na tarde desta segunda-feira (10), em reunião intersetorial

10 abril 2023 - 20h41Por Redação
Cabo Frio define estratégias de segurança para as unidades de ensino do município

A secretária de Educação de Cabo Frio, Elicéa da Silveira, reuniu-se com autoridades do muinicípio, na tarde desta segunda-feira (10), para discutir a segurança nas escolas do município.

Foram recebidos os secretários de Direitos Humanos e Segurança, Ruy França; o secretário de Saúde, Jânio Mendes, e o comandante do 25º Batalhão de Polícia Militar, Leonardo Oliveira.

Durante a reunião, ficou definido o aumento no reforço da segurança escolar com a Patrulha Escolar e o Proeis, da Polícia Militar, além da ampliação da Ronda Escolar e do número de palestras realizadas pela Guarda Civil Municipal sobre bullying e outros temas pertinentes.

A Educação disponibilizará automóveis para auxiliar na ronda da Guarda Civil Municipal, e colocará à disposição o sistema interno da pasta para identificação dos alunos. A Secretaria de Saúde trabalhará com psicólogos na recepção de estudantes que apresentarem sinais mais evidentes de algum problema psicológico.

Também foi iniciado o estudo de impacto financeiro para a implementação de um sistema de monitoramento com câmeras em todas as 90 unidades de ensino de Cabo Frio.

A secretária de Educação enfatizou a importância de garantir um ambiente seguro, fator crucial para o sucesso dos alunos. Ela destacou que a segurança é uma responsabilidade compartilhada entre a Secretaria de Educação, a Secretaria de Direitos Humanos e Segurança, a Polícia Militar e a comunidade em geral.

“As equipes diretivas das unidades de ensino de Cabo Frio possuem canal direto onde se comunicam com a Patrulha Escolar e a Ronda Escolar. Sem segurança ninguém vai ter a tranquilidade de trabalhar e estudar em paz, e precisamos da ajuda das pessoas. Com todos esses atores unidos e participantes, conseguiremos vencer esta batalha”, disse Elicéa da Silveira.

O secretário de Direitos Humanos e Segurança expressou seu compromisso no trabalho integrado para encontrar soluções adequadas para as unidades escolares. Ele frisou que a segurança é uma das prioridades do governo e que estão sendo realizados esforços para garantia da tranquilidade de toda a comunidade.

“A reunião foi excelente pra estabelecermos diversas ações a partir deste momento. Somente hoje já percorremos todas as unidades de ensino de Cabo Frio. A ideia é que com esse fortalecimento de ações a gente tenha uma participação mais efetiva das forças de segurança nas escolas. Todas as publicações de notícias do gênero estão sendo monitoradas e os responsáveis pelas informações falsas serão punidos”, afirmou Ruy França.

Também participaram do encontro o coordenador geral de Planejamento e Estratégias das Relações Institucionais da Secretaria de Educação, Alessandro Teixeira; a orientadora educacional Jamel Junia; o agente da Guarda Municipal responsável pela Coordenadoria de Ensino da Guarda Civil Municipal, Douglas Ribeiro, e o superintendente de Juventude, Marlon Barbosa.

Reforço no patrulhamento

Na manhã desta segunda-feira, agentes da Guarda Civil Municipal e do 25º Batalhão de Polícia Militar reforçaram o patrulhamento preventivo nas unidades escolares de Cabo Frio. As polícias Civil e Militar estão trabalhando em conjunto para tentar identificar os responsáveis por divulgar áudios e capturas de tela em redes sociais, que falam sobre possíveis ataques em escolas da cidade.

As forças policiais reforçam a importância de não compartilhar essas mensagens, para não gerar pânico desnecessário, e pedem à população que colabore com as autoridades através dos canais de denúncia disponíveis.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com SaferNet Brasil, criou um canal exclusivo para recebimento de informações de ameaças e ataques contra as escolas. Essa é uma das ações da Operação Escola Segura, que teve início na última quinta-feira (6). Todas as denúncias são anônimas e as informações enviadas serão mantidas sob sigilo: https://www.gov.br/mj/pt-br/escolasegura.