quinta, 25 de abril de 2024
quinta, 25 de abril de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
VIVENDO E APRENDENDO A JOGAR

De clube novo, jogador cabo-friense celebra boa fase em Portugal

Fã do pentacampeão Cafu, lateral Rhuan vai disputar a temporada 2022/2023 pelo FC Vinhais

25 setembro 2022 - 11h00Por Rodrigo Branco

Dos campinhos de Cabo Frio para os “relvados” portugueses, o lateral-direito Rhuan Davi Santos Almeida, de 24 anos, busca progredir no mundo do futebol como um bom ala avança até a linha de fundo para fazer um cruzamento perfeito. O jovem oriundo do Porto do Carro, revelado na Associação Desportiva Jardim Esperança, e com passagem pela base do Botafogo, veste agora a “camisola” (“camisa de jogo”, na linguagem dos patrícios, assim como “relvado” significa “gramado”) do FC Vinhais, time que leva o nome da pequenina cidade de menos de 10 mil habitantes, do distrito de Bragança, no norte do país. 

Depois de dois anos atuando pelo CDC Carção, o cabo-friense se prepara para a disputa da temporada 2022/2023 do Campeonato Divisão de Honra/Pavimir 2022/2023, do distrito de  Bragança. A estreia é no próximo dia 25, contra o Macedo de Cavaleiros. Há três anos no país ibérico, Rhuan já guarda a experiência de ter participado da Taça de Portugal, competição que reúne desde equipes de ligas menores e amadoras até gigantes como Benfica, Porto e Sporting. 

Porém, nem tudo foram glórias para o jovem, que teve que superar os momentos difíceis de isolamento provocados pela pandemia de Covid-19. A distância da família foi um obstáculo quase intransponível para o atleta, que teve o apoio da esposa Stephanie. O jogador também destacou a ajuda dos amigos Rafael Batista e Leandro Viana, que impulsionaram o seu começo de carreira. 

– Foi muito difícil, principalmente por estar longe da família. Acho que esse foi o pior momento que já vivi. Tive força e foco para me manter aqui em Portugal, porque esse é o melhor pra mim e também para a minha família. Graças a Deus todos estão bem, mas a cada dia que passava era uma preocupação a mais devido a isso tudo que aconteceu no mundo – relembra.

Adaptado na pacata cidadela portuguesa, Rhuan diz ter uma vida estável, proporcionada pelo salário ganho em euros, o que garante não apenas o sustento do casal na Europa, como um auxílio financeiro aos familiares que estão no Brasil. Uma volta não está descartada, embora o pensamento seja a permanência no Velho Continente, no momento. 

– Tudo que envolve meu futuro eu sempre converso com minha família e com meu empresário. Se, no momento, tomarmos a decisão de sair de Portugal, sem dúvidas, será uma coisa bem melhor para minha carreira e futuro. Creio que hoje o futebol europeu está bem mais valorizado do que o futebol brasileiro, e minha opinião é que quanto mais tempo eu estiver aqui na Europa sem dúvidas serei muito mais valorizado, mas é claro, não descarto uma volta ao Brasil, porque pode sim aparecer uma coisa boa e impossível de recusar – destaca.

Apesar do sonho de brilhar em clubes e ligas maiores da Europa, o lateral do FC Vinhais não esquece as raízes brasileiras, tanto que não titubeia em dizer que vai torcer para o time de Neymar e companhia, no caso de um hipotético confronto contra a seleção de Cristiano Ronaldo na próxima Copa do Mundo. 

O desejo é pela conquista do hexacampeonato para que o próximo capitão da Seleção Brasileira repita o gesto do seu ídolo Cafu, de levantar o troféu de campeão mundial. Rhuan afirma que, apesar dos problemas que o país atravessa, não perde o orgulho de ser brasileiro. O mesmo orgulho em poder servir de exemplo para diversos jovens que, como ele já fez, correm atrás da bola na Região dos Lagos, e sonham com um futuro mais promissor.

– Nada é por acaso. Fico feliz em ter essa oportunidade de expressar minhas conquistas para os jovens da cidade de Cabo Frio, São Pedro da Aldeia, Búzios, Arraial do Cabo, Macaé tenham a convicção que é possível realizar seus sonhos, mas temos que lutar e trabalhar todos os dias para que isso aconteça e mesmo que não tenha condições ou saída, temos que primeiramente pensar em ser uma pessoa de bem, nunca escolher o caminho errado. Os estudos são fundamentais nesse processo – destaca.