sexta, 29 de março de 2024
sexta, 29 de março de 2024
Cabo Frio
25°C
Alerj Superbanner
Alerj Reb banner
CULTURA

Saquarema divulga agenda do fim de semana

Tem várias exposições, mostra de capoeira e espetáculo de comédia

21 julho 2022 - 14h55Por Redação
Saquarema divulga agenda do fim de semana

Saquarema terá atrações culturais para gostos diferenciados nesta semana. Quarta e quinta-feira, dias 20 e 21, tem Saquarte, no Centro de Memória, com a presença de importantes artesãos e artistas plásticos. Na sexta e no sábado, dias 22 e 23, o Teatro Municipal Mário Lago receberá a comédia “Rir de 4 é Mais Gostoso”. Na sexta e no domingo, 24, respectivamente na Casa de Cultura Walmir Ayala e no Teatro Mário Lago, será a vez da “Mostra Cultural de Capoeira”. E Permanece em cartaz, na Casa de Cultura Walmir Ayala, a Exposição “Essa Folia é de Reis”, que poderá ser visitada de segunda a sábado.

 Saquarte

Nesta  quinta-feira, 21 de julho, a feira Colaborativa Saquarte, que reúne importantes artesãos e artistas plásticos da cidade, estará montada no Centro de Memória de Saquarema. Nos espaços dos expositores são encontrados quadros, esculturas e inúmeros utensílios em cerâmica e acessórios exclusivos transformados em arte, como canecas, brincos e pulseiras, entre outras criações, além de plantas suculentas. Também são comercializados compotas, conservas, geleias, bebidas, biscoitos e demais iguarias artesanais. A Saquarte estará aberta das 15h às 20h e o Centro de Memória de Saquarema fica na Avenida Barão de Saquarema, 419.

“Rir de 4 é Mais Gostoso”

O Teatro Municipal Mario Lago vai receber, dias 22 e 23, a peça “Rir de 4 é Mais Gostoso”, com 4 atores e uma missão: Fazer você rir! A comédia aborda cenas do cotidiano, com humor anárquico e viés crítico e absurdo, e tem no elenco LG Buqueroni, Marcos Felipe, Nick Matos e Raphael Tavares, que também dirige o espetáculo. A participação especial é de Neto Mozer e de Sabrina Nobre. Nos dois dias, as sessões terão início às 19:30h e os ingressos para as apresentações, com uma hora de duração, podem ser adquiridos pela internet, através do site sympla.com.br, ou na bilheteria do Teatro. A entrada inteira custa R$ 30,00 e a meia entrada R$15,00. A classificação etária é 14 anos e o Teatro Municipal Mário Lago fica na Rua Cel. Madureira, 77 – térreo, no Centro de Saquarema.

“Mostra Cultural de Capoeira”     

 A Casa de Cultura Walmir Ayala, dia 22, às 18:30h e às 20:30h; e o teatro Municipal Mário Lago, dia 24, às 10h, serão palco da “Mostra Cultural de Capoeira”, realizada pela Associação de Capoeira Guarda Negra, que está comemorando 25 anos de tradição. O evento, no primeiro dia constituído por exposição de fotos e apresentações de capoeira e maculelê, e no segundo pela cerimônia de reconhecimento de Mestre de Capoeira, tem a supervisão do Mestre Marujo, é gratuito (no dia 24, a entrada é 1kg de alimento não perecível) e sua classificação etária, livre. A Casa de Cultura Walmir Ayala fica na Rua Coronel Madureira, 77, no Centro. E o Teatro Municipal Mário Lago na Rua Coronel Madureira, 88, também no Centro, no prédio da Prefeitura.

“Essa Folia é de Reis”

A exposição Essa Folia é de Reis é constituída por altar com imagens de santos e outros elementos do catolicismo popular, bandeira de Folia De Reis, chapéu de folião e fardas de palhaços (calça, camisão, máscara e capacete). A parte mais expressiva é um conjunto de 23 máscaras de palhaços, coletadas em território fluminense, por ocasião da pesquisa que fundamentou o pedido de reconhecimento das folias de reis como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. A mostra também conta com uma sala exclusiva, onde são exibidos os itens da coleção que pertencia ao Sr. Edilson Martins Miranda, conhecido como Mestre Boca de Velho, fundador, no ano de 1967, no distrito de Sampaio Corrêa, da Folia de Reis Estrela Dalva do Oriente, hoje extinta. A exposição estará aberta na Casa de Cultura Walmir Ayala, que fica na Rua Coronel Madureira, 77, no Centro, das segundas às quintas-feiras, das 9h às 17h. Às sextas-feiras, das 9h às 19h, e aos sábados, das 17h às 20h, até o dia 13 de agosto. A entrada é gratuita e classificação etária, livre.