terça, 23 de abril de 2024
terça, 23 de abril de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
CULTURA

Rio das Ostras receberá apresentação de dança espanhola

Evento acontecerá no teatro popular da cidade, no próximo dia 26, às 20h

17 agosto 2022 - 14h53Por Cristiane Zotich
Rio das Ostras receberá apresentação de dança espanhola

O espetáculo “La guitarra y la bailarina” vai agitar o Teatro Popular de Rio das Ostras no próximo dia 26, às 20h. A apresentação, que mistura música e dança espanhola, vai reunir no palco a bailarina Luciana Dutra, e também Josué Marins (violão), com participação especial de Fabiana Cruz (cantora) e Alejo (percussão), e é um fragmento do espetáculo “La piel que me habita”, que estreou em 2011.

- Esta montagem é destinada ao público apaixonado pela arte em geral, e não somente por um estilo específico. Um espetáculo que, apesar de representar o tradicional, não se prende a nada em concreto. Na realidade “La guitarra y la bailarina” está cheia de referências históricas e coreográficas da música e dança espanhola. Referências como Francisco Tárrega, Manuel de Falla, Federico García Lorca, Isaac Albéniz...Se alguém é capaz de ler a dança espanhola, verá que todo esse material se reconhece no espetáculo - revela Luciana. 

“La guitarra y la bailarina” discorre sobre como a dança rouba conceitos da música e transcreve recursos interpretativos no corpo. Tudo isso em 12 coreografias poéticas e musicais, com base na cultura espanhola e seus estilos de dança, e que exploram a relação que temos com a própria imagem influenciada pelas constantes interferências cotidianas. Até o dia 20, na compra de dois ou mais ingressos via pix, haverá desconto de 20%.

Além do espetáculo, também haverá workshop gratuito de flamenco, às 14h, com a bailarina Luciana Dutra. Para participar, é preciso fazer inscrição antecipada, até o dia 25 de agosto.

- Nessa atividade vamos trabalhar as técnicas básicas do flamenco. Quem estiver interessado em participar, e aprender a dança cujas origens remontam às culturas cigana e mourisca, com influência árabe e judaica, deve se inscrever pelo whatsapp (22) 98838-5827- revelou Luciana, lembrando que para os fãs da dança espanhola que moram em Cabo Frio, no dia 26 haverá uma van fazendo o transporte de ida e volta.

FLAMENCO – O flamenco não é só dança, mas também música, tendo ele um estilo tipicamente espanhol. É uma manifestação cultural que está relacionada a comunidade autônoma de Andaluzia, a cidade de Múrcia e a região de Estremadura, possuindo influência árabe, judaica e cigana.

Em decorrência dessa trajetória difícil, a música e a dança flamenca transmitem demasiada emoção, retratando o espírito arrebatador das lutas, o orgulho de suas origens, as dores e alegrias do povo. Essa expressão cultural teve por muito tempo pouquíssimo reconhecimento e apenas nos últimos 200 anos ganhou projeção.

Originalmente, o flamenco consistia apenas de canto (cante) sem acompanhamento. Depois, começou a ser acompanhado por violão ou guitarra (toque), palmas, sapateado e dança (baile). O toque e o baile podem também aparecer sem o cante, embora o canto permaneça no coração da tradição do flamenco.